De autoria do vereador Arlindo Rebouças, a Audiência pública confere ao ex-líder político, José Fernandes Pedral Sampaio, o título de Cidadão Emérito pelos seus cinqüenta anos de atividades políticas. O evento ocorreu no Salão Nobre Vereadora Carmem Lúcia, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, no dia 11 de dezembro e contou com a presença de lideranças políticas locais, que se encontram em evidência e com mandatos, como também, aqueles que já ocuparam cargos públicos, além de ex- assessores do homenageado, lideranças comunitárias e partidos políticos das mais variadas linhas ideológicas que se fizeram presentes ao evento.
As justificativas elencadas ao título conferido ao ex-prefeito Pedral, segundo o Vereador Arlindo Rebouças, baseiam-se na história do homenageado, suas realizações e dedicação frente à prefeitura conquistense em três mandatos, sendo um interrompido, na década de 60 pelo regime militar. Além de contar que, a homenagem também se justifica por sua influência, como líder e articulador político da região.
O professor e historiador, Durval Menezes, pontuou a influência de importantes personagens que ao longo das últimas sete décadas, fizeram a história de Vitória da Conquista. E destacou que a mesma é rica, dado ao fato de ter personagens de sublime grandeza e exemplo na vida pública, diferente do que ocorre hoje no atual contexto, principalmente o nacional e cita figuras históricas, como o ex-governador Régis Pacheco, professor e ex-deputado Padre Palmeira, ex-prefeito Fernando Spínola , professor e ex- vereador Everardo Públio de Castro,do Poeta e jornalista Camilo de Jesus Lima, de Otávio Santos, Dante Menezes, Jesus Gomes, entre outras lideranças da época e que compôs o cenário político daquela geração.
Na escola pedralista, diz o historiador Durval Menezes, que foi marcada pela participação de importantes figuras, que compuseram o cenário político de Vitória da Conquista e da Bahia: Raul Ferraz, vereador, Prefeito e deputado federal constituinte; Gildásio Cairo – prefeito e deputado estadual; Jadiel Matos – vereador , prefeito e deputado estadual; Hélio Ribeiro, vice-prefeito e prefeito; Murilo Mármore, prefeito; Coriolano Sales, deputado estadual e federal; Ivonildo Gonçalves – Vonca, vereador, deputado estadual e federal e, Elquison Saores, vereador, deputado Estadual e federal. E tantos outros, a exemplo de Sebastião Castro, deputado estadual e do atual prefeito Guilherme Menezes que foram secretários de governo em uma de suas gestões e depois conseguiram mandatos em partidos contrários à linha política do mesmo.
O historiador e professor Rui Medeiros, foi enfático em seu pronunciamento não elogiando e nem criticando contexto da vida política de Pedral, ressaltando apenas aspecto ético de sua conduta como político e gestor.
O ex-vereador Dilson Ribeiro Oliveira, que atuou nas décadas de 50 e 60 e é autor de um livro biográfico que fala de Pedral e o golpe de 64 e a sua destituição do cargo de Prefeito. E o ex-secretário de governo de sua primeira gestão, engenheiro Eliomar Coelho – destacaram ponto positivos de algumas dificuldades vividas durante todas essas décadas acompanhando Pedral. Das vitórias e também das dificuldades. ´
Já Raul Ferraz, Sebastião Castro e Elquison Soares comentaram dos encontros e desencontros, de acerto e erros na vida pública do homenageado . E ainda chamaram atenção da necessidade dos edis conquistense pensar a cidade de forma macro, como faziam nos memoráveis comícios públicos em que os assuntos de interesse da população eram discutidos de forma aberta, diferente de hoje, que o grupo político que administra a cite, age de forma mesquinha e silenciosa.
O Presidente da Câmara Municipal: Gildásio Silveira PT , o ex-vereador Edvaldo Ferreira e o comunicador e presidente do PMDB Hérzem Gusmão ao usarem da tribuna elogiaram ao vereador Arlindo Rebouças – autor da comenda de “Cidadão Emérito” , da realização da sessão e sua importância, principalmente, na homenagem em vida que se faz a uma pessoa e que ainda continua atuando na política.
O homenageado que foi acompanhado por sua esposa, “Dona Zica”, agradeceu ao título e não fez referência a processos políticos do passado, mas enumerou algumas necessidades iminentes para o desenvolvimento de Vitória da Conquista. A sua crítica, contudo, foi direcionada ao PAC – Programa de acelerarão continuada do governo federal – que de fato, não está sendo realizada, nem uma se quer na região, e que só foi anunciada, mas até hoje, não se vê nada. E da falta de atenção do governador Jaques Wagner , que segundo ele, nada se está fazendo, existe apenas propaganda.
Para Pedral a Construção de um novo aeroporto, seria uma obra importante para a cidade se industrializar e promover mais emprego e renda, e a construção de uma nova barragem para atender às demandas futuras de todo o Município e aos adjacentes, com abastecimento de água e irrigação. E lamenta ao fato de não ter presenças políticas expressivas no cenário estadual e nem federal para atender ou brigar pelos interesses do Município.
Autor: Gildásio Amorim Fernandes
Deixe seu comentário