No seu programa de rádio desta terça-feira (21), o governador Jaques Wagner fez um balanço de algumas áreas de sua gestão, denominando-a de “revolução democrática” por ter produzido mudanças significativas “na vida das pessoas” a partir das ações que resultaram na melhoria das condições sociais e aumentaram a esperança da população com um novo jeito de governar. O governador assegura que será mantida a “prioridade no social, nas pessoas que mais precisam, continuando a devolver a dignidade e a autoestima para os baianos”.
Ele ainda cita a redução da taxa de desemprego, a inauguração de novos hospitais, além de milhões de baianos saindo da pobreza e migraram para classe C como resultados do alinhamento das políticas públicas com o governo federal. “Agora, nesse Natal, a gente pode verificar o comércio extremamente aquecido. Nós estamos mudando a forma de governar. Essa é a prioridade de nosso governo assim como do governo federal”.
Wagner reconhece que ainda há muito “para andar na Bahia, mas fizemos uma bela caminhada nesses quatro anos”. Na área da educação, citou o Topa (Todos pela Alfabetização), que hoje é considerado o melhor programa de combate ao analfabetismo no Brasil. “Formamos mais de 750 mil pessoas e vamos fechar perto de um milhão inscritas até abril de 2011”.
O governador enfatiza também o ensino profissionalizante, que multiplicou por dez o número de matriculados. “Nos próximos quatro anos, queremos mergulhar mais profundamente no ensino básico e no ensino fundamental porque essa é a base do crescimento de qualquer pessoa. Fazendo isso, a gente está garantindo à juventude baiana um futuro melhor”.
Sobre a rede de ensino, lembra que foram 56 novas escolas concluídas, com mais de 300 novas salas de aula, ampliadas e reformadas em 113 unidades e que outras 884 estão em recuperação, o que representa investimento de R$ 145 milhões desde 2007. “É praticamente três vezes aquilo que o governo anterior investiu entre 2003 e 2006”.
Outro compromisso citado pelo governador é garantir a continuidade de capacitação dos docentes por considerar que “é melhorando os equipamentos fisicamente, com quadras, piscinas e mais salas de aula, e qualificando os professores, que vamos avançar na área da educação desde o ensino fundamental até a universidade”.
Na área da Saúde, o governador informa a entrega de cinco hospitais novos como o da Criança, em Feira de Santana, outras unidades da Fundação Hemoba no interior, ampliação do Samu 192 e de leitos hospitalares, incluindo de UTI. Também várias de unidades de pronto-atendimento começando a funcionar e outras em projeto.
Outro destaque é o programa Saúde em Movimento, que resolveu problemas de visão de mais de 50 mil baianos no interior do estado, com a realização de cirurgias de catarata, uma iniciativa prevista para continuar ao longo dos próximos quatro anos.
Jaques Wagner encerra o ‘Conversa com o Governador’ com desejo de “um Natal de muita paz em família e cheio de alegria” para os baianos e, afirmando não ter “dúvida de que, com todo o progresso social que a Bahia e o Brasil vêm experimentando esse será um Natal e um fim de ano melhor para todos”.
Deixe seu comentário