Preparativos para o desfile de Sete de Setembro entram na reta final. Peças são produzidas pela Smed

Faltam poucos dias para um dos principais eventos do calendário de Vitória da Conquista: o Desfile Cívico de Sete de Setembro. Com o tema “Mulheres de ontem e de hoje: Construindo o futuro de Vitória da Conquista”, o evento contará com a participação de aproximadamente 1.800 estudantes da rede municipal, além de quatro fanfarras e uma percussão. Também estarão presentes cerca de 20 entidades, entre as forças de segurança e entidades civis.

Nas últimas semanas, 30 funcionários têm trabalhado no galpão da Coordenação de Eventos da Secretaria Municipal de Educação (Smed), nos três turnos, para a confecção das roupas, carros alegóricos, esculturas, painéis e demais elementos que compõem as 14 alas do desfile.

Coordenadora do Serviço de Material de Ensino Aprendizagem da Smed, Nágida Schmitz destaca o comprometimento de toda a equipe na produção dos adereços. “Estamos na confecção a todo vapor, porque o Sete de Setembro está bem próximo. São 30 pessoas trabalhando, divididas em confecção artística, confecção dos painéis, das esculturas e das roupas. Todos se envolvem, se dedicam e, no final, ficamos na expectativa do resultado do trabalho no desfile”.

Nágida afirma que a população que for assistir ao desfile irá se deparar com muitas novidades em relação ao desfile do ano passado, principalmente na parte artística. “O pessoal ama quando a gente coloca algo engraçado ou diferente. Este ano, teremos uma apresentação sobre Literatura de Cordel, com danças. E, também, há a importância do tema, que destaca as lutas e conquistas das mulheres, principalmente da nossa cidade”.

Cada uma das 14 alas abordará o papel das mulheres em diferentes períodos históricos e contextos, como Antiguidade, Independência, participação na Educação, na Política, a importância das mulheres negras e indígenas, entre outros temas. Durante o desfile, as alas apresentarão seus respectivos carros alegóricos, vestimentas, coreografias e painéis, além das placas com os homenageados do ano.

Instrutora de artes que trabalha com o artesanato, Fabiana Freitas expressa o prazer e o orgulho de participar de um momento tão especial. “É importante e gratificante ver nosso trabalho na avenida. A gente passa aqui 30 dias fazendo esse material, de muita qualidade, e ver a expressão de deslumbre das pessoas nas ruas quando veem a nossa arte é gratificante. O desfile é pensado por nossa coordenadora, Nágida, mas é um trabalho em equipe e o que é feito por cada uma aqui é fundamental”.

Responsável pela produção dos estandartes, placas e faixas que serão apresentados no desfile, o artesão Alex Moreira também se sente honrado em ter o trabalho compondo um momento tão importante para a cidade. “Eu trabalho com os preparativos do desfile desde 2013. Para mim, é motivo de muita honra e orgulho fazer parte dessa equipe, porque é um trabalho árduo, porém vale a pena quando nós vemos o resultado na avenida, com as crianças e a comunidade toda envolvida”