Brumado é cortada por duas linhas férreas, a Ferrovia Centro- Atlântica (FCA) e Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL – EF-334).
A FCA tem o traçado que corta a área urbana da cidade, e no seu perímetro urbano conta com um Pátio Ferroviário – com várias linhas que são usadas para manobrar vagões, locomotivas e trens para serviços internos, incluindo recebimento, manobra e expedição de trens .Neste mesmo local, também já foi usado como estação ferroviária para os usuários do sistema.
A FCA Surgiu a partir da desestatização da Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), em junho de 1996, e está sob o controle da VLI desde 2011. Já a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL – EF-334), ela também corta o município de Brumado, nos perímetros das regiões dos distritos de Ubiraçaba, Itaquirai e Cristalândia, e segue no itinerário via a Tanhaçu com as obras em andamento. FIOL tem como missão transformar a logística nacional, interligando
importantes regiões produtoras do interior do Brasil a portos estratégicos no litoral.
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Segundo dados precários, sobre a inauguração da linha férrea e da estação de transbordo: passageiro e cargas – foram inaugurada em 1946 a 1947.

“Fontes: Roosevelt Reis; Andresa Souza Caires; Enilson
Meira; Sud Mennucci: Recapitulando, 1947; Jornal de SãoPaulo, 27/11/1947; IBGE: Revista Brasileira de Geografia,
1946; IBGE; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guias Levi, 1932-79; Mapa – acervo R. M. Giesbrecht)”
A luta para que a linha férrea passasse em Brumado, fora demandada, ainda quando Brumado se chamava Bom Jesus dos Meiras, no século XIX – 1814 a 1914 – Governo Monarquio – E protagonizada pelo primeiro Intendente de Brumado. Exupério Pinheiro Canguçu, que não alcançou a realização de seu sonho.
Agora, após 70 anos de instalada em Brumado, especula-se – por parte da atual gestão, a expectativa de fazer um deslocamento do traçado da linha férrea que corta a zona urbana da cidade, com as seguintes justificativas: “mitigar os impactos urbanos, ambientais e sociais”, que para mim, embora seja uma proposta interessante, mas os estudos preliminares apresentados, não atendem o objetivo desejado, o que faz da proposta, uma “pauta natimorta”
Talvez novos estudos de caso desta propositura possam encontrar um melhor caminho para viabilizar tal pleito. E para não ficar num tom, de que a observação ou assertiva apresentada pela prefeitura, com o plano que prevê o novo traçado da ferrovia pareado à BR-030, margeando o perímetro urbano e liberando o centro da cidade para novos investimentos e melhorias na mobilidade, seja viável, exige, sobretudo, estudos e outras possibilidades, pois da forma como foi apresentado dificilmente será praticável ou executado.
E dentro deste pressuposto arguimos que, o governo municipal participe e envolva os segmentos da sociedade organizada, e os setores industriais que usufruem e atuam diretamente junto ao sistema ferroviário, que transporta praticamente 100% dos minerais de produzidos em Brumado, aos portos e plataformas de comercialização, a fim de buscar outras possibilidades.
A relatos de que o gestor enviou ofícios para os Entes federados; ANTT e a Infra S.A, detalhando os estudos de caso e as justificativas do pleito apresentado.
A população brumadense tomou conhecimento do pleito, que fora apresentado pela prefeitura, através da imprensa, e pelo que se ouve na cidade, uns acham importante e outros são indiferente, mas, a absoluta maioria afirmam que o prefeito Fabrício Abrantes tem que dá prioridade em outras frentes mais importantes, a exemplo, do esgotamento sanitário, ampliação da Barragem de Cristalândia, melhoria no atendimento da saúde, educação etc.
Obs.* O Governo precisa pensar uma cidade para o amanhã, com uma visão
mais estratégica e enxergando novos horizontes de seu crescimento e desenvolvimento. A zona urbana de Brumado – é ladeada pela Serras da Éguas e ramais adjacentes. A cidade foi construída margeando o rio do Antônio nesta planície.
Obs. A Bahia Gás – está praticamente nas portas da cidade com a canalização do Gasoduto – que atenderá as grandes indústrias de Brumado: RHi Magnesita S/A – em seus dois pólos industrial – Catibuaba e Pedra Preta, e possivelmente AIBA e a Xilolite – as maiores processadoras mineral da cidade, e até o momento a prefeitura não tem dialogado com a população sobre estes investimentos e estas obras, que cortará a cidade lado a lado com um gasoduto.

Por: Comendador Gildásio Amorim Fernandes.
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