ACM Neto e aliados movimenta o cenário político no final de semana em Conquista.

As principais lideranças que compõem o quadro do Democratas na Bahia, estiveram em Vitória da Conquista, neste final de semana, domingo 15 de agosto, as atividades fazem parte do movimento “Pela Bahia – Caminhos para o futuro do nosso estado”, onde o presidente nacional do Democratas promove encontros por toda a Bahia.

Por Erick  Gomes 

Por volta das 19h30 de ontem (15), o presidente nacional do Democratas (DEM), Antônio Carlos Magalhães (ACM) Neto, participou de uma coletiva de imprensa, na casa de eventos Mediterrâneo, onde respondeu perguntas dos jornalistas de Vitória da Conquista. A atividade fez parte da agenda da visita do político à cidade, que se iniciou com a sua chegada às 16h, seguida da participação na missa em homenagem à Nossa Senhora das Vitórias, padroeira do município, às 17h. “A gente está nessa caminhada pela Bahia visitando as principais regiões do Estado, vendo de perto os nossos desafios para o futuro”, afirmou ACM, que conciliou a agenda de visitas regionais com o convite que recebeu da prefeita Sheila Lemos para participar da celebração à Nossa Senhora das Vitórias. O político falou sobre a importância para o Democratas da presença de Irma Lemos como presidenta do partido em Conquista e da prefeita, a qual ele se referiu como uma das grandes revelações políticas da Bahia, e como isso reforça o fato do DEM ser um dos partidos que mais cresce no Estado.

ACM Neto e a prefeita de Vitória da Conquista,Sheila Lemos.

O pré-candidato a governador da Bahia em 2022 defende que o projeto da barragem do Rio Pardo é um dos projetos estruturais mais importantes para Conquista e região, mas que em 16 anos de governo do Partido dos Trabalhadores (PT) não houve nenhum governador que fosse à Brasília buscar recursos para o projeto. O político vê o abastecimento de água na região como algo decisivo, e que pela sua falta regiões que poderiam ser fronteiras agrícolas não se expandem. “Eu espero que Deus me permita ter a oportunidade de ser governador para me tornar o governador que mais fiz por Conquista em toda a história. Conquista pode ser o pólo de mobilização de novas oportunidades para toda essa região”

Ao ser questionado sobre as pesquisas de intenção de votos para o governo do Estado, o ex-prefeito de Salvador declarou que não comenta pesquisas eleitorais e que ainda não decidiu quem irá apoiar à presidência do país quando iniciar a sua campanha eleitoral para 2022. ACM comentou que, em sua opinião, o governo Bolsonaro possui alguns acertos e muitos erros, e por isso ele manteve uma postura de independência do seu partido em relação à gestão federal. Entre os erros do atual presidente, o político cita a maneira equivocada em que se portou em relação à pandemia.

 

O presidente nacional do Democratas também comentou sobre a necessidade de gerar mais empregos na Bahia, de diminuir a criminalidade e de fazer os índices da educação no Estado avançarem. ACM aponta este último como um dos legados negativos dos governos do PT pois, além de ocupar a pior posição do Brasil na avaliação do Ensino Médio Estadual, o Estado também possui os piores índices em taxas de reprovação, número de matriculados com a idade adequada, e de cidadãos analfabetos. Ele afirma que, caso se torne governador, tratará a educação como um tema essencial.

 

Encontro com líderes do Democratas destaca a presidência do partido em Conquista, ocupada por Irma Lemos

Após a coletiva de imprensa, o pré-candidato ao governo da Bahia se reuniu com lideranças do Democratas do Estado. Estavam presentes os deputados federais Paulo Azi e Elmar Nascimento; o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho; a ex-vice-prefeita de Conquista e atual presidente do diretório municipal do DEM Irma Lemos, e a prefeita Sheila Lemos.

 

Paulo Azi foi quem iniciou as falas dos políticos, destacando a importância de Irma Lemos assumir a presidência do partido na cidade. Já o ex-prefeito de Feira de Santana ressaltou o trabalho que ACM Neto está fazendo ao viajar por toda a Bahia, além da aprovação que a sua gestão e a de seu companheiro de partido tiveram quando estiveram na prefeitura – 75% e 85%, respectivamente -, mesmo sem o apoio partidário do governador e dos presidentes. Em seguida, Elmar Nascimento defendeu a capacidade de pagamentos da prefeita de Conquista, com a criação de projetos que podem atrair investimentos, e citou a aprovação do orçamento de 15 milhões para obras de requalificação asfáltica no município.

 

 

O deputado então passou a palavra para Irma Lemos, que comentou sobre o seu retorno ao Democratas, partido que ela ajudou a construir na cidade mas que foi perdendo a sua força, o que se recuperou com a candidatura de Sheila Lemos em 2018. A ex-vice-prefeita afirmou que irá conduzir a presidência do diretório municipal do partido com força e coragem, com a ajuda de outros representantes do partido.

A prefeita Sheila Lemos começou comentando um pouco sobre Antônio Carlos Magalhães, avô de ACM Neto, para falar do preparo do ex-prefeito de Salvador para disputar o governo do Estado. Sheila defende que o DEM deve estar forte para tornar possível a eleição de ACM como governador, retomando a importância de Irma na presidência municipal do partido.

 

O presidente nacional do Democratas relembrou sua última passagem pela cidade, na época do sepultamento do ex-prefeito Herzem Gusmão, afirmando que o encontro atual possui uma atmosfera muito diferente. O político comentou sobre o seu objetivo de conversar com as pessoas durante a sua passagem pelas diferentes cidades da Bahia, para tentar mudar o patamar do que pode ser feito pelo estado. Para ACM, este é o momento de encerrar um ciclo na Bahia, pois o estado ainda possui muitos problemas do ponto de vista econômico, como a alta taxa de desemprego. Além disso, o político voltou a destacar a necessidade de um compromisso com a educação e a segurança da Bahia, e comentou sobre o apoio dos seus partidários ao seu trabalho.

Em suas falas, ACM também ressaltou a força e a trajetória de Irma Lemos, e sua importância na representação do partido no município, além da importância de Sheila Lemos para o cenário político do estado. Ele também comentou sobre os seus desafios na prefeitura de Salvador e o reconhecimento que teve dos cidadãos e de políticos de outros partidos.

 

A passagem do ex-prefeito de Salvador pela cidade se encerra hoje à tarde, com uma visita à feira de Conquista. Além disso, ACM também cumprirá eventos em Barra do Choça, onde irá conversar com lideranças políticas da cidade. As atividades fazem parte do movimento “Pela Bahia – Caminhos para o futuro do nosso estado”, onde o político promove encontros em todas as regiões do Estado, com o objetivo de discutir os problemas, pensar soluções e encontrar novas potencialidades para o desenvolvimento dos baianos.Fonte Expressão Blog Luciene Pereira