Alunos de escolas da rede municipal  são premiados por redações vencedoras do Lápis na Mão

Felicidade. Foi assim que Robert Sousa descreveu sua emoção ao receber o prêmio de primeiro lugar em sua categoria no Concurso de Redação Lápis na Mão. “O sentimento que eu tenho é gratidão, recebi o prêmio e premiei a escola, ela merece”, disse. A mãe dele, Rose Santos, acompanhou tudo de perto: “É um orgulho para mim e para a nossa família.”

Robert é aluno da Escola Municipal Maria Rogaciana da Silva e é um dos seis alunos da Rede Municipal de Ensino que venceram o concurso promovido pela TV Sudoeste, em um total de nove finalistas. A premiação teve início nesta quinta-feira (9) e, para evitar aglomerações, será concluída somente na sexta.

Quem também ficou radiante com o primeiro lugar, na categoria Ensino Fundamental II (8º e 9º Anos) foi Kauâne Teixeira, estudante da Escola Municipal Frei Serafim do Amparo. Ela agradeceu à equipe da sua escola pelo apoio. “Abraçaram esse projeto e foram maravilhosas, me incentivaram a acreditar em mim mesma e em meu potencial, o que eu consigo fazer com minhas ideias, com meu conhecimento e com tudo que aprendi nesses anos de escola”, afirmou.

A professora de Kauâne, Joelma Sousa, destacou que a premiação é resultado de um trabalho com leitura e escrita que a escola vem desenvolvendo há um tempo. “O projeto da TV Sudoeste realmente é um grande motivador do aluno da escola pública, para mostrar o seu potencial e o quanto ele é capaz. Isso, para nós, da área da educação, é gratificante”, afirmou Joelma.

Os segundos colocados nas categorias Ensino Fundamental II (6º E 7º Anos) e Ensino Fundamental II (8º e 9º Anos), respectivamente, Guilherme de Souza Silva da Escola Municipal José Rodrigues do Prado e Rafaela Santos Dias da Escola Municipal Frei Serafim do Amparo, foram premiados com um tablet e o valor de R$ 400,00.

Já as alunas Izabela Santos de Jesus (Escola Municipal Cláudio Manoel da Costa) e Ingrid Silva Carvalho (Escola Municipal Arthur Seixas) recebem seus prêmios na manhã de sexta-feira (10). Elas vão ganhar um smartphone e R$ 200,00.

Todas as escolas com alunos na segunda e terceira colocação levam uma impressora multifuncional.

A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, Nilma Costa, representou o secretário municipal de Educação, Edgard Larry na entrega dos prêmios. “Hoje é um dia de festa, é com muita alegria que a gente vem premiar esses alunos da Rede Municipal de Educação. É o reconhecimento de um trabalho que vem sendo feito por nós, do Núcleo Pedagógico, por todas as escolas e coordenadores”, comentou Nilma.

De acordo com o gerente executivo da TV Sudoeste, Cauto Freitas, a iniciativa existe para incentivar os estudantes a escreverem cada vez melhor. “Independentemente de ser primeiro, segundo ou terceiro lugar, o importante é que essa turma se dedicou a participar das redações, e principalmente ter uma nova linguagem e uma nova escrita, acompanhadas por nossa equipe também”, disse o executivo.

Confira a lista dos vencedores:

CATEGORIA ENSINO FUNDAMENTAL I (6º e 7º ANOS)
1º lugar – Robert Santos Sousa (Escola Municipal Maria Rogaciana da Silva)
2º lugar – Guilherme de Souza Silva (Escola Municipal José Rodrigues do Prado)
3° lugar – Izabela Santos de Jesus (Escola Municipal Cláudio Manoel da Costa)

CATEGORIA ENSINO FUNDAMENTAL II (8º e 9º ANOS)
1º lugar – Kauâne Chaves Teixeira (Escola Municipal Frei Serafim do Amparo)
2º lugar – Rafaela Santos Dias (Escola Municipal Frei Serafim do Amparo)
3º lugar – Ingrid Silva Carvalho (Escola Municipal Arthur Seixas)

CATEGORIA ENSINO MÉDIO (1º ao 4º ANO)
1º lugar – João Emanoel Neves de Sousa (Escola Padre Luiz Soares Palmeira)
2º lugar – Joyce Alves dos Santos Freitas (Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista)
3º lugar – Auany Oliveira Nascimento (Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães)