Barragem de Água de Catiboaba – rio do Antônio – está localizada no perímetro próximo a vila Catiboaba e do parque industrial da empresa RHi Magnesita S.A. Foi concluída no inicio da década de 70, e desde então está em operação. O equipamento se encontra em uma área da companhia, que mantem sobre vigilância, e o uso fruto do armazenamento da agua atende as demandas do Parque industrial da RHI Magnesita S.A.
As comunidades ribeirinhas, que moram nas adjacências do Rio D’Antônio, também são beneficiadas com o represamento das aguas, pois, o rio D’Antônio há muito tempo deixou de ser perene e a concentração de aguas só acontece em períodos chuvosos. E desde que fora construída, há mais de 50 anos, este reservatório vem beneficiando estas comunidades.
Das três barragens instaladas no curso do rio D’Antônio no perímetro de Brumado, a primeira fora construída na região próximo da ponte São Felix, não se tem uma informação precisa, mas, algumas pessoas estimam que fora construída na década de 50 do século XX, e que fora desativada a partir da construção uma de maior porte no final da década de 70 e inicio de dos anos 1980, pelo então Governador Roberto Santos, esta barragem também margeia os bairros periféricos da cidade, e de certa forma se encontra desativada https://agentediz.com.br/wp-
A nova Barragem de Cristalândia, que fora construída recentemente há mais ou menos duas décadas, nos anos 2000, atualmente fornece agua potável para a população de Brumado e Malhada de Pedras.
Embora seja de competência do estado, através do Enema, as questões que envolvem: águas subterrâneas (nascentes e poços) água, reservatório, açude, barragem, poço e nascente, as prefeituras também, precisam fazer a sua parte promovendo levantamento, planejamento, fomento e estudos, que possam viabilizar condições para o melhor uso e aproveitamento dos sistemas hídricos de suas cidades A fim de que possa alevancar o desenvolvimento ds suas respecitivas regiões.
https://agentediz.com.br/leito-da-barragem-do-rio-do-antonio
Deixe seu comentário