Leito da Barragem do Rio do Antônio – em Brumado, esta sendo invadida por empresas com edificações.

Pauta abordada no programa Roda de Conversa Pensar Brumado, da rádio Nova Vida, 87,9 FM,  aproximadamente, há um mês, pelo Jornalista Gildásio Amorim Fernandes, mediador e apresentador do programa,  chamou atenção das autoridades para uma imediata intervenção no periementro que circunda a Barragem e  suas margens.(Leito).

Fernandes ao justificar a necessidade de o poder publico, agir e tomar às devidas providências para retomar e garantir o que estabelece a legislação neste quesito, diz que se faz necessário e  urgente, que o estado se faça presente e intervenha neste local. Argumentou também, que a falta de fiscalização dos órgãos municipais, estaduais e federal, pode ser considerado como ato de omissão e permissão, para que  os empresários invasaroes tomasse posse de uma área que não se permite construção ou edificações particulares.

A Barragem do Antônio, foi construido pelo governo Roberto Santos, na década de 70/80 e se encontra localizada nas proximidades da cidade, e foi fonte de abastecimento de agua potável da  cidade por muitos anos, pelo fato de o rio do Antônio deixar de ser perene, ela,  inclusive chegou a secar, foi necessário  a construção de uma nova  Barragem no distrito de  Cristalãndia.

A falta de políticas voltadas ao meio ambiente, ao desenvolvimento sustentado, a preservação das  nascentes, dos rios e lagoas pelo atual governo municipal constituem sim, em crimes ambientais, e precisam serem questionados e punidos.

Porquanto, se faz necessários que os outros órgãos reguladores e fiscalizadores,  das respectivas instâncias governamentais, assumam as suas responsabilidades e ajam imediatamente e intervenham no local.