Cultura e Arte: Memorial Câmara recebe Orquestra Conquista Sinfônica

Imagem Memorial Câmara recebe Orquestra Conquista Sinfônica

Na noite desta quinta-feira, 16, o Memorial Câmara recebeu a Orquestra Conquista Sinfônica que apresentou, sob a regência do maestro João Omar, o Concerto Sinfonia Popular – Repertório Estilo Barroco.

Na oportunidade foram entregues Moções de Aplauso à Orquestra, ao Maestro João Omar de Carvalho Mello, e ao Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, na pessoa do seu coordenador Elton Becker, pela edição do Concerto Sinfonia Popular – Repertório Estilo Barroco. As homenagens são fruto da iniciativa do mandato do vereador Fernando Jacaré (PT). Ele falou da importância da orquestra e dos motivos que o levaram a prestar a homenagem. “É um trabalho maravilhoso, cultura conquistense de qualidade, digna de todas as formas de homenagens”, afirmou.

Gerenciada e representada pela Associação das Culturas Orquestrais e Sinfônicas (Arcos), a Orquestra Conquista Sinfônica foi criada há cinco anos. É composta por músicos voluntários e desenvolve atividades de ensino para crianças ligadas à Rede de Atenção, no município.

O presidente da Câmara, Luciano Gomes (PR), disse que esse é um momento ímpar, pois o Memorial além de estar recebendo a Orquestra, também oferece a exposição “Personalidades Conquistenses”. “Vamos continuar dando ênfase à cultura conquistense, como a Exposição em homenagem ao poeta e jornalista Maneca Grosso, dentre muitos outros eventos previstos”, adiantou.

O vereador Danillo Kiribamba falou do valor cultural da orquestra e da sua satisfação em poder participar desse importante evento na Câmara.

O maestro João Omar destacou que a apresentação foi um recorte do trabalho da orquestra, a qual se sente honrada com a homenagem. “As pessoas têm que aprender a ouvir, ouvir música, histórias, enfim, parar para uma audição, pois a música sensibiliza, e a orquestra é algo que exige muito esforço dos músicos, os quais executam, com paixão, partituras originais”, afirmou, acrescentando que  “essa é uma homenagem histórica, um momento especial”.

O coordenador do Centro de Cultura, Elton Becker ressaltou que foi estudante de escola pública e da universidade pública, onde aprendeu a importância de ser um defensor da educação pública e da cultura. Disse que João Omar dirige os músicos por meio dos gestos, retirando dos instrumentos, música de qualidade. “Vejo aqui a Câmara valorizando a arte, algo fundamental neste momento crítico, porque a arte é uma forma de sensibilizar as pessoas. Os dados apontam que 90% da população brasileira nunca assistiram a um concerto como este, e nós precisamos mudar isso. Ano passado nós colocamos 40 mil pessoas no Centro de Cultura em mais de 700 eventos, a única sala cênica da cidade, daí a importância desse reconhecimento do vereador Fernando Jacaré e da Câmara Municipal”, disse Becker.

 

 

PRF apreende 500.000 maços de cigarros escondidos em caminhão baú Postado por Verônica Ferraz em 05 de jun de 2020 A PRF apreendeu um caminhão baú carregado com centenas de caixas de cigarros de origem clandestina na noite desta quinta-feira (04), no Km 830 da BR 116, trecho do município baiano de Vitória da Conquista. Durante ações de fiscalização e combate ao crime, os policiais deram ordem de parada ao caminhão M.BENZ/LS 1935 com placas de Guarulhos (BA). Foram solicitados os documentos de porte obrigatório e durante a entrevista o motorista falou para a equipe que o veículo estava carregado de tecidos e mudança, porém apresentou certo nervosismo e informações desencontradas, o que levou a equipe a aprofundar a vistoria no conjunto. Ao vistoriar o compartimento de carga, os PRFs encontraram cerca de 500 mil maços de cigarros paraguaios, mercadoria avaliada em quase dois milhões de reais. O motorista de 45 anos foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Federal local para os procedimentos cabíveis. A pena base para o crime de contrabando e descaminho varia de 2 a 5 anos de reclusão. Contrabando e descaminho. Qual a diferença? – O contrabando é o ato de importar ou exportar mercadoria proibida. Já o descaminho é o ato de iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria. Denúncia 191 – A PRF disponibiliza o telefone 191 para denúncia. Faça sua parte! O anonimato é garantido.