Deputada Marizete faz balanço das ações de seu mandato, e também reflete suas expectativas para 2010. Em entrevista

marizeteUma das personalidades mais ilustres da história de Brumado, representante legítima de uma família de grandes políticos, a deputada estadual Marizete Lisboa Fernandes Pereira fala ao AcheiBrumado sobre suas atividades parlamentares deste ano, sobre seus projetos futuros e sobre os fatos que aconteceram ultimamente no cenário político baiano.
O mandato parlamentar da deputada Marizete, como é carinhosamente conhecida entre os brumadenses, vem promovendo uma série de ações, sempre tendo o lado social como uma de suas maiores vertentes.
Secretária de Ação Social por várias vezes, a deputada reúne, como poucos, uma experiência muito significativa, a qual foi transferida para o seu mandato, que vem fazendo a diferença e é reconhecido como um dos mais emblemáticos da Assembléia Legislativa da Bahia.
Marizete Pereira é, certamente, um dos grandes ícones da política brumadense, sua história de lutas e conquistas em prol da população carente é um exemplo notável, que deveria ser seguido por todos os que desejam o progresso e o desenvolvimento de Brumado.
Sua personalidade marcante, sua obstinação, seu brio, e sua postura firme a tornam uma das grandes mulheres da história de Brumado e, com toda a certeza, seu nome já figura no rol dos vencedores, tendo construído um legado invejável, por meio de muito trabalho e superação, o que acabou sedimentando sua ascensão política, a ponto de ocupar uma das posições de maior destaque do Estado, que é a de segunda-dama da Bahia.
Vamos à entrevista:
AcheiBrumado: Deputada, em primeiro lugar a equipe do AcheiBrumado vem parabenizar a senhora pelo brilhante trabalho que vem desenvolvendo em nossa região e aproveitamos para perguntar quais foram os grandes avanços que foram realizados pelo seu mandato?
Marizete Pereira: Eu agradeço os cumprimentos e quero repetir o que tenho dito sempre: trabalhar por Brumado, trabalhar pelo fortalecimento da nossa gente, da nossa Bahia é, antes de tudo, a minha obrigação, a obrigação de todos como cidadãos. Como detentores de mandato conferido pelo voto, essa responsabilidade é ainda maior. Respondendo objetivamente, acho que o nosso mandato, nesses três anos, promoveu sim, muitos avanços. Consolidamos a nossa prática política de trabalhar pelo conjunto da sociedade, distanciados do assistencialismo, dos favorecimentos indevidos que não colaboram para a educação política, do exercício de cidadania da nossa gente. Fazemos questão de trabalhar com rigorosa observância das lei, da ética. Conseguimos chamar a atenção para o grave problema de falta de água que atinge Brumado e outros municípios da região e hoje temos a barragem de Cristalândia; fomos vitoriosos nas gestões que fizemos para restaurar a malha viária, especialmente com a recuperação da estrada Brumado/Vitória da Conquista; atuamos fortemente na geração de oportunidades de ocupação, emprego e renda, entre tantas áreas. Então eu posso assegurar que, após três anos de mandato, tenho, realmente, a sensação de dever cumprido, embora não desconheça que ainda há muito o que fazer.
AcheiBrumado: Em um ano que foi marcado pelos fortes reflexos da crise econômica mundial, aonde vários setores sofreram um forte déficit orçamentário, quais foram os maiores desafios enfrentados?
Marizete Pereira: Tivemos, efetivamente, um ano muito difícil para a economia mundial, com a crise gerada a partir dos Estados Unidos. O Brasil não poderia ficar de fora dessa grande onda negativa. Porém, como outras economias emergentes, nosso país passou pela crise da maneira menos traumática possível. Acho que o grande desafio, em linhas gerais, era não parar de crescer ou evitar a recessão. O Brasil fez os ajustes necessários na sua política externa, nas práticas econômicas e superamos esse período de turbulência. Faço parte da corrente mais otimista e creio que aceleraremos o nosso crescimento em 2010.
AcheiBrumado: Como a senhora viu a ruptura entre o PMDB e PT? Até que ponto isso prejudicou o seu mandato, ou não trouxe prejuízo algum, pois esse rompimento já era esperado?
Marizete Pereira: A aliança PMDB/PT foi muito importante num determinado momento da vida política da Bahia. Essa aliança tornou realidade o sonho de quebrar a hegomonia de um grupo que se perpetuava no poder e que mantinha a Bahia aprisionada num modelo de administração que excluia grande parcela de população do acesso às condições de vida com mais dignidade. Essa nova realidade viabiliza as legítimas pretenções de outras agremiações políticas de chegarem ao poder. Portanto, a saída do PMDB da base de apoio ao governo é fruto do novo momento que vivenciamos e só pode ser encarada como parte do jogo democrático. Reagrupados em outras coligações, os partidos oferecerão ao eleitorado um amplo leque de opções nas eleições de outubro. E a palavra final será dada pelo eleitor, que dicidirá qual o caminho a ser seguido na administração estadual.
AcheiBrumado: Houveram avanços no relacionamento com o executivo brumadense ou ainda existe muito resistência por parte do prefeito municipal?
Marizete Pereira: A administração municipal de Brumado e o meu mandato não têm pontos de convergências. Por tudo o que o povo de Brumado conhece do estilo do seu gestor, sabe que não há qualquer possibilidade de aproximação. Pratico a política lastreada na verdade, na ética, no respeito ao cidadão, não posso, pois, estabelecer canais de diálogo com a Prefeitura.
AcheiBrumado: A senhora é uma deputada de mídia que vem expandido o trabalho em vários municípios da Bahia, com isso, se fala nos bastidores políticos que a deputada vai disputar uma cadeira no Congresso Nacional. Existe mesmo a possibilidade para que isso aconteça?
Marizete Pereira: O PMDB já tem um bom número de pré-candidatos a deputado federal, e neste grupo não me incluo. Pelo compromisso que venho firmando com as minhas bases eleitorais, deverei disputar a reeleição, até porque acho que ainda tenho muita contribuição para oferecer à Bahia, atuando no plano estadual
AcheiBrumado: Na sua opinião quem o PMDB da Bahia deverá apoiar para ser o candidato à presidência do Brasil?
Marizete Pereira: O PMDB é um grande partido, organizado em todos os estados brasileiros e com muitos quadros capazes de disputar o cargo de Presidente da República. Encabeçar uma chapa ou compor com algumas outras legendas é uma decisão que precisa de muito amadurecimento político, que está sendo buscado pelo partido. Não tenho dúvida de que as nossas lideranças nacionais conduzirão o processo da farma que melhor represente os nossos anseios, que atenda aos desejos da militância e que colabore com o esforço de apromorar a sociedade brasileira.
AcheiBrumado: A deputada realizou várias ações parlamentares em parceria com o Governo do Estado, ano que vem muitas delas serão inauguradas, qual será a postura do seu mandato em todo o cerimonial que será realizado?
Marizete Pereira: Não terei nenhum constrangimento em subir ao palanque para inaugurações de obras, ao lado do governador Jaques Wagner e do seu secretariado. Mesmo afastados politicamente, a partir da ruptura da aliança PMDB/PT, tenho profundo respeito pelo Governador, que é realmente um democrata e estou convencida de que esse sentimento é recíproco.
AcheiBrumado: Como a deputada analisa a vitória do vereador José Ribeiro Neves na recente e inédita eleição do PMDB de Brumado, já que houve duas chapas?
Marizete Pereira: Vi com muita naturalidade a disputa pela diretório do PMDB. O fato de duas chapas terem entrado na disputa revela o grau de importância e envolvimento do nosso partido, para a sua militância. Revela que o partido está vivo, vibrante, e que abraça a democracia como o bem mais valioso para a sociedade brasileira.
AcheiBrumado: Dentre tantas ações desenvolvidas pelo seu mandato, gostaríamos que fossem elencadas as principais? E quais serão as principais ações que deverão ser desenvolvidas em 2010?
Marizete Pereira: Tenho a serenidade de afirmar que busco, a cada dia, corresponder ao que esperam de mim os meus eleitores. Nesse sentido, além do trabalho legislativo, desenvolvido no âmbito das comissões e do plenário da Assembleia, lutei junto aos órgãos da administração estadual e federal, para ver contemplados os pleitos dos municípios. Tenho prestado contas dos meus atos através dos boletins informativos que edito periodicamente. Mas, para responder de forma objetiva à pergunta, cito alguns benefícios que trouxe para Brumado, a exemplo da liberação de recursos para conclusão da primeira etapa da barragem de Cristalândia, construção da barragem de Ubiraçaba, ampliação da barragem da Lagoa Funda, restauração da estrada Brumado/Vitória da Conquista, implantação da Agroindústria do Umbu, da Indústria Cidadã, pavimentação de ruas, sinalização de trânsito, implantação de sistemas de abstecimento de água em diversas localidades do interior, implantação de cinco cursos profissionalizantes, três deles no Colégio Modelo e dois na Fadesb, reconhecimento do curso de Letras da Uneb e a liberação, pelo Ministério da Agricultura, do terreno para construção da sede própria da UNEB, conseguiu também trazer dois cursos de capacitação para associacioes de produtores rurais, através da SUAF e da Conab, só para citar algumas coisas que, com muito trabalho e com muita alegria, consegui para a nossa terra. Em 2010, a luta continua, afinal, somos fortes na nossa união.
AcheiBrumado: Qual a influência do vice-governador Edmundo Pereira Santos em seu mandato?
Marizete Pereira: Desde o início, temos muita clareza dos nossos papéis no cenário político. Edmundo foi eleito vice-governador da Bahia; eu recebi do povo o mandato de deputada estadual. É claro que temos perfeita sintonia, na visão política, na maneira de atuar. Nós transpusemos para a ativida política o respeito que nos une há 43 anos. Porém, temos completa independência. Não atrelo o meu mandato à vice-governadoria. Afinal, todos os meus atos estão respaldados pelos eleitores que me delegaram a missão de lhes representar.
AcheiBrumado: Como a deputada analisa a Operação Expresso?
Marizete Pereira: Condeno veementemente, todo e qualquer ato lesivo aos cofres públicos. Defendo a apuração rigorosa e punição dos responsáveis por fraudes, por crimes contra a sociedade. Mas não posso aprovar a espetacularização, as ações que levam o público a fazer condenações antecipadamente, antes mesmo que sejam concluídos os inquéritos. Equívocos já ocorreram e vitimaram várias pessoas que eram inocentes, como o atual prefeito de Camaçari, Luis Caetano (PT), que chegou a ser preso pela Polícia Federal. Temos que ser responsáveis para não cometermos injustiças.
AcheiBrumado: Deixamos o espaço aberto agora para que a deputada pudesse deixar uma mensagem especial aos brumadenses que depositam tanta confiança na senhora e anseiam cada vez mais ver Brumado nas trilhas do progresso e desenvolvimento?
Marizete Pereira: A fé nos meus semelhantes, o amor que sinto por Brumado e pela minha gente e a esperança num futuro sempre melhor, são as forças que me fazem continuar nessa luta. Ao parabenizar o trabalho do Achei Brumado e agradecer essa oportunidade que me proporcionou, quero aproveitar para renovar a minha gratidão aos brumadenses pelo apoio, pelo carinho e confiança que sempre depositam em meu nome e reafirmar que não me afastarei do propósito de ajudar a construir uma Brumado mais fraterna, mais justa para todos nós.
Fonte: www.acheibrumado.com.br