Governo do Estado e Prefeitura realizam audiência pública para implantação da Ferrovia Oeste/Leste

27-02-10-11-52-31-6.jp_thumbnail


ferroviaoesteleste-300x212 1Aconteceu na noite desta última quinta-feira (25), na Câmara de Vereadores de Brumado, a Audiência Pública da implantação da FIOL – Ferrovia de Integração Oeste-Leste.

O evento foi coordenado pela Valec, em parceria com a Prefeitura Municipal de Brumado, e teve uma participação maciça da população, que compareceu para saber dos detalhes de uma das obras de maior relevância deste novo século.

A construção total da Ferrovia, que ligará a cidade de Figueirópolis, no estado do Tocantins, ao porto de Ilhéus, na Bahia, tem uma extensão de 1.500 km, sendo que a grande parte do percurso atravessará o estado baiano, com cerca de 1.100 km, e está orçada em mais de 6 bilhões de reais .

A FIOL vai proporcionar a formação de um grande corredor de transportes que promoverá uma grande modernização na operacionalização do porto de Ilhéus, abrindo uma nova janela para a integração de outros portos do norte do país, os quais são atendidos pelas ferrovias Norte-Sul e Carajás.

Brumado está pleiteando que um dos terminais seja instalado no município, o que iria proporcionar uma significativa geração de emprego e renda.

Esse ponto foi abordado pelo prefeito municipal em seu pronunciamento. “Desde os primeiros momentos buscamos a instalação de uma zona de transbordo. Ao tomar conhecimento do projeto verificamos que ela seria construída em outra cidade, mas, estamos buscando uma mudança no planejamento e trazer para o nosso município essa grande conquista. Fomos comunicados que existe essa possibilidade, sei que não vai ser da forma como pretendíamos, mas conseguimos já alguns avanços, posso até dizer que estou cinquenta por cento satisfeito. Brumado está tendo a sua quota de sacrifício nesse momento histórico, mais uma vez podemos dizer que estamos com o sentimento do dever cumprido ”.

Representando o governador Jaques Wagner, o deputado estadual Waldenor Pereira (PT) também ressaltou a importância histórica da implantação da ferrovia. “Esse projeto está redesenhando a Bahia, proporcionando ao estado uma logística internacional. O Governo Federal está promovendo uma série de ações de alto impacto, trazendo para o nordeste essa obra que é de extrema importância para o desenvolvimento da Bahia, pois grande parte do trajeto é dentro de nosso estado, tanto que serão 32 cidades que serão beneficiadas e Brumado tem um papel importante, pois deverá ter uma plataforma instalada aqui”.

Dando sequência à programação o presidente da Valec – Engenharia e Construções de Ferrovias S.A, José Francisco das Neves, – empresa que está responsável pela obra e é diretamente ligada ao Governo Federal -, falou sobre a grande importância da FIOL para o estado da Bahia.  “A Ferrovia de Integração Oeste-Leste, vai proporcionar o escoamento da produção de minério de ferro , grãos e farelos , álcool , açúcar e algodão , entre outras cargas . Sua implantação terá impacto significativo no desenvolvimento econômico do estado da Bahia, promovendo a redução de custos do transporte de insumos e produtos diversos, o aumento da competitividade dos produtos do agronegócio  e a possibilidade de implantação de novos pólos agroindustriais e de exploração de minérios, aproveitando sua conexão com a malha ferroviária nacional. Essa obra dinamizará as economias locais, alavancando novos empreendimentos na região, com aumento da arrecadação de impostos, além de geração de cerca de 30 mil empregos diretos”, pontuou.

Após os pronunciamentos foi realizada uma apresentação audiovisual mostrando vários aspectos do projeto e suas devidas aplicações.

A equipe de jornalismo online do AcheiBrumado obteve algumas informações de bastidores que vêm comprovar o grande esforço do município na busca da implantação de um terminal em Brumado. Segundo fomos comunicados, a princípio, o prefeito Eduardo Vasconcelos concentrou todos os esforços para que o terminal fosse construído na Vila Presidente Vargas, mas não obteve êxito em suas intenções, mas devido a sua persistência, conseguiu modificar o projeto inicial, comprovando a enorme demanda atual, tanto que a ferrovia deverá mesmo ter um terminal nos domínios do município, possivelmente, na altura do Distrito de Itaquaraí, além de um escritório central, que já está sendo montado dentro da cidade.

Ouvido pela nossa reportagem o vereador Édio Pereira (PC do B) expressou a sua satisfação pela grande conquista.  “Parabenizamos o presidente Lula e o governador Wagner pelo compromisso com o povo baiano. Eles demonstraram que estão em sintonia fina com os anseios populares, tendo uma visão estratégica vão investir 6,7 bilhões de reais na obra, um volume de recursos jamais visto em nosso estado. Essa Ferrovia promoverá a dinamização das economias locais atraindo novos investimentos para a região e, consequentemente, gerando milhares de empregos”.

Ele finalizou dizendo que “Brumado está de parabéns, pois deverá receber um centro de distribuição, um terminal de cargas que vai atender uma das nossas grandes demandas em escoar a produção de minérios, grãos, frutas, etc. Isso contribuirá de forma decisiva também para a geração de emprego e renda, atendendo assim um dos maiores anseios populares, especialmente, de nossa juventude”.

Da Redação
Daniel Simurro
www.acheibrumado.com.br