Governo lança serviço de atendimento pelo WhatsApp para mulheres vítimas de violência

O Ministério das Mulheres lançou nesta terça-feira (04) um novo serviço de atendimento às mulheres vítimas de violência. A partir de agora, as mulheres podem entrar em contato com a central de atendimento pelo WhatsApp, por meio do número (61) 9610-0180 ou pelo link https://wa.me/556196100180?text=oi. A atendente virtual, chamada Pagu, oferecerá diversas opções de ajuda. Caso necessário, uma atendente da central pode ser acionada a qualquer momento.

É importante ressaltar que a equipe da central é composta somente por mulheres desde março. Até então, o atendimento sobre violência contra mulheres era feito pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, por meio do Disque 100. Com a separação dos serviços, o ministério poderá coletar dados acerca de violência contra a mulher por meio do WhatsApp, que serão usados na formulação de políticas públicas.

Para marcar o lançamento do serviço, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, visitou a Central de Atendimento, ao lado da primeira-dama Janja Lula da Silva e do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida. O Ligue 180 funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, de qualquer lugar do país, tanto por telefone quanto pelo WhatsApp.