Habilitação para cinquentinhas agora só em novembro

 emplacar-preço-valor-ipva-310x165

Autoescolas tem prazo até 26 de agosto para disponibilizar veículos para curso prático.

Imagem Ilustrativa

Três (3) de novembro é o novo prazo, para começar a exigência em todo Brasil do documento de habilitação para os ciclomotores, famosas “cinquentinhas”. Os condutor deste tipo de veículo, de duas ou três rodas e de até 50cc, necessita possuir CNH, categoria “A”, ou ACC – Autorização para Conduzir Ciclomotores. Quem for flagrado sem um dos documentos estará cometendo infração gravíssima (R$ 191, 54 | valor que será reajustado para R$ 880, 41 em novembro).

Para quem vai tirar a ACC, o curso é menor. De acordo com a Resolução 572/15 do Contran, o curso teórico é de 20 horas/aula e o prático de 10 horas/aula, com uma avaliação teórica contendo 15 questões. O aluno deverá ter um aproveitamento mínimo de 60% para aprovação. Já os exames práticos seguirão os mesmos requisitos daqueles exigidos à categoria “A”. Por sua vez, as autoescolas tem prazo até 26 de agosto para disponibilizar os veículos para o curso prático.

“Precisamos de condutores melhor preparados dos que estamos formando. Já que a decisão do Contran é exigir um curso para a condução das cinquentinhas, este curso deveria ser, pelo mínimo, igual ao exigido para a Categoria A. Não há justificativa razoável para uma carga horária menor. A única coisa menor, neste caso, é a potência do motor. Os riscos de provocar ou sofrer um acidente são equivalentes” comentou o especialista em trânsito Celso Mariano. Com informações do Portal do Trânsito.