I Conferencia Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, do Município de Brumado.

Com o lema “ Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver” e o tema: Uma agenda política de transformação agroecológica para o Brasil Rural”, foi realizada na sexta-feira, 19, no plenário do salão de eventos da prefeitura de Brumado, a 1ª Conferencia Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, ao qual, foi proposto algumas pautas signatárias ao lema e as temáticas apresentadas.

O evento foi organizado pela   Secretária de Agricultura e Meio Ambiente da prefeitura de Brumado, tendo como anfitrião o coordenador da Sec. de Agricultura, Claudio Ribas,  e a  participação de lideranças e representantes das associações dos pequenos produtores rurais de Brumado e convidados.

Para abertura dos trabalhos – a mesa foi composta pelo Prefeito Fabricio Abrantes, vice Marlucio Abreu, Secretário de Agricultura Agno Meira, Presidente da Câmara – vereador Rubens Araújo, e o Membro da comissão organizadora da Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e coordenador do Fórum Baiano de Agricultura Familiar, Vasco Aguzzoli, e  o  presidente do  Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), Cláudio Ribas. E na plenária foram registradas as presenças dos vereadores; Verimar do Sindicato, João Vasconcelos, Rey de Domingão, Alípio e Palito. E os presidentes das associações de pequenos produtores e agricultores do município de Brumado.

As conferencias Desenvolvimento Rural Sustentável e
Solidário, fazem parte cronograma das políticas do Governo Federal, que acontecem em todos entes da federação brasileira, que somaram a conferencia nos estados e logo após, na capital federal.

As propostas elencadas e apresentadas para avaliação e discussão dos pequenos produtores e as autoridades do ente municipal, foram:   O Papel do Brasil Rural como resposta à emergência climática e às demais crises globais; Transformações agroecológica dos Sistemas e do Brasil Rural;

Democratização do acesso ao território, à terra e à agua; Direitos sociais e Bem Viver; Estado, participação popular e políticas públicas para o Brasil Rural.

Para as abordagens sistemáticas dos temas congênere às pautas apresentadas, foram convidados os preceptores, Luciene Martins, representado a Divina Providência e o Programa ASA, com a temática – Políticas de convivência com o Semiárido no fortalecimento da autonomia das mulheres no campo; Gabriel Pereira – técnico Agrícola – fez um breve comentário das Politicas para a juventude e sua sucessão no campo; E o representante da secretaria de Agricultura do Estado, o ambientalista Vasco Aguzzole  que fez uma referência mais expositiva do que se propunha com a realização da I Conferencia Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, do Município de Brumado. E a apuração do extrato, do que o município propunha, como propostas e a escolhas dos delegados, para participarem da conferencia estadual.

Em detrimento as exposições dos palestrantes, e as temáticas abordadas pelos mesmos, foram importantes e esclarecedora, no entanto, o evento não somou muito, pois, as temáticas e abordagens pautadas e apresentadas como eixo temático pelo governo federal, para a Conferencia, não condiz com a realidade do semiárido/ caatinga. Especialmente, as questões apontadas e questionadas, para respostas, às emergências climática, crises globais, transformações agroecológicas dos Sistemas e do Brasil Rural. O que Exige uma reflexão, e uma ação direta e urgente dos governos, é a solução imediata  para sanar as demandas que envolvem a falta de agua potável para o consumo humano e para os animais na zona rural.

 

obs-fizerampresentenaconferencia