27 de outubro de 2020

(77) 98833-0195

PMVC lança I Edital de Arte e Cultura Gildásio Leite

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel) lançou  o Concurso nº 001/2020 do I Edital de Arte e Cultura Gildásio Leite, que irá premiar 115 Trabalhos Artístico Culturais, feitos exclusivamente em formato eletrônico e produzidos por Artistas e Trabalhadores da Cultura residentes em Vitória da Conquista.

O concurso tem por finalidade fomentar a produção cultural no município e vai homenagear o dramaturgo e cineasta Gildásio Amorim Leite, falecido em janeiro de 2019 aos 73 anos. Uma Comissão técnica, formada por cinco membros avaliará os requisitos de participação dos proponentes conforme os critérios estabelecidos no Edital.

Segundo o secretário de Cultura, Adriano Gama, o  formato virtual escolhido deu-se em razão das medidas de segurança e prevenção à Pandemia da Covid-19  “Neste momento de pandemia, a Prefeitura decidiu apoiar os artistas da cidade para que a cadeia cultural continue ativa. Com o apoio do Conselho Municipal de Cultura, nos foi sugerido este projeto e a justa homenagem a Gildasio Leite” explica.

Poderão participar pessoas físicas que comprovadamente sejam domiciliadas no município de Vitória da Conquista há pelo menos um ano e que tenham idade superior a 18 anos. “É o primeiro edital de Cultura da cidade que irá contemplar todas as modalidades artísticas. Desse modo, contamos com o máximo engajamento dos artistas locais”, ressalta Adriano.

As inscrições estarão abertas de 21 de agosto a 09 de setembro e para participar, o proponente deverá estar cadastrado ou se cadastrar no Censo Cultural do Município. Após o cadastro, basta preencher o Formulário de Inscrição.

Os vencedores serão contemplados com o valor de R$ 1.500,00 por cada trabalho premiado, nas áreas de:  Artes visuais, audiovisual, culturas digitais, design, moda, teatro, literatura, música, dança, circo, Patrimônio imaterial e cultura identitária, culturas populares, festas, ritos, cultura LGBT, gênero, afrodescendentes, quilombolas, indígena, Patrimônio material, pensamento e memória, bens culturais, educação, patrimônio, museus, arquivos, biblioteca, leitura, livros, Políticas e gestão cultural, cooperação, formação cultural, redes culturais, Artes Integradas

Acesse aqui o Edital Completo!