Instituto de pesquisa conquistense avalia gestão do Prefeito Guilherme Menezes, atraves de uma pesquisa de opinião pública

Prefeito Guilherme Menezes

Catorze anos ininterruptos de governo não foram suficientes para desgastar a imagem da administração municipal de Vitória da Conquista; ao contrário. Pesquisa realizada pelo HojeInData, entre os dias 13 e 15 de agosto, encomendada pelo diretório municipal do Partido dos Trabalhadores, avaliou a aprovação do governo e também o quadro eleitoral para 2012, cujo resultado mostra que o governo, o PT e o prefeito Guilherme Menezes estão em alta, “nadando de braçadas”, como afirma o coordenador da pesquisa, o jornalista e advogado Paulo Nunes.

Se as eleições fossem hoje, o prefeito Guilherme Menezes seria o primeiro colocado nas zonas leste, oeste e rural do município, já no primeiro turno. Em caso de ocorrência de segundo turno, Guilherme venceria folgadamente qualquer concorrente e em qualquer região do município.

A pesquisa revelou que 65.71 % da população aprovam a administração de Guilherme e 73.76 % a consideram positiva, índice que, na pesquisa realizada em setembro de 2010, era de 70.47%. A pesquisa indicou que 26.60% da população consideram que o maior problema do seu bairro é a falta de segurança pública. Quando indagados sobre o maior benefício proporcionado pela administração municipal para o bairro, em primeiro lugar, com 19.51%, foi indicada a pavimentação, em segundo lugar, com 8.13%, a população indicou a Educação/Escola. O PT é o partido preferido por 41.75 % dos conquistenses e o segundo colocado é o PMDB, com apenas 7.78 % de preferência.

Segundo Paulo Nunes, a pesquisa foi elaborada e aplicada de acordo com critérios técnicos usuais e com certeza revela o retrato atual da imagem da administração municipal e das intenções de votos para as eleições de 2012.

Realizada com uma amostra de 2.056 entrevistas, correspondentes a 1% do eleitorado, abrangeu 22 bairros da zona urbana e todos os distritos rurais, ficando de fora da consulta apenas os bairros Primavera e Universidade, que, juntos, reprentam, aproximadamente, 3 mil eleitores. Acrescenta ainda, que, na amostra pesquisada, os critérios da proporcionalidade em relação ao sexo, a faixa etária, a educação formal e ao poder econômico, foram rigorosamente respeitados, possibilitando uma margem de erro de apenas 3% para mais ou para menos. Portanto, é uma ferramenta eficiente para o conhecimento da realidade atual, permitindo a tomada de decisões. A intenção de voto será divulgada posteriormente e os dados da avaliação do governo municipal serão publicados na próxima semana na edição impressa do Jornal HOJE. Paulo Nunes lembra ainda que, nas eleições parlamentares de 2010, apontou a votação do radialista Hérzem Gusmão com 20,97% dos votos no município de Vitória da Conquista, e em entrevista, uma semana antes as eleições, ao BLOG do Anderson, afirmou que o candidato a deputado federal seria o mais votado e que teria em torno de 31 mil votos. Publicou também, em seu blog, a previsão em número reais para todos os candidatos e apontou o GUSMÃO com 31.400 votos, sendo que este obteve 31.650 votos nas urnas. Por fim, lembra também, que no dia 31 de agosto de 2004, o HojeInData concluiu uma pesquisa em Vitória da Conquista, com foco nas intenções de voto para as eleições municipais, onde apontou o então candidato Coriolano Sales com apenas 5% de vantagem em relação ao então candidato a prefeito, José Raimundo Fontes. Outros institutos de pesquisa davam, na mesma data, resultado favorável ao então candidato Coriolano Sales, na faixa de 21 a 26% de vantagem.

fonte blog do paulo nunes com.br