Experiência no contratempo
Embora o veículo tenha saído rodando do local (vídeo acima), nada ter queimado ou tão pouco ter afetado a parte elétrica (imagens abaixo), localizado muito próxima ao ponto de ruptura do mangote do sistema hidráulico, a empresa não abundou a busca em compreender a situação.
Os testemunhos de que houve ponto de ignição ou a presença de chamas, fizeram com que a empresa não ignorasse o fato, buscando aprendizado com incidente e decidindo reproduzir certo ambiente para simular a questão.
Primeiro passo foi conhecer qual a temperatura que a tubulação do escapamento do ônibus atinge.
Obtendo o valor desta temperatura, buscaram uma peça de aço maciço e com maçarico de solda foram elevando a temperatura deste metal até ao valor obtido no coletor de escapamento do ônibus.
Na mesma dinâmica, elevaram também a temperatura do fluido hidráulico, que sobre alta pressão, aquece gerando gases. Na sequência derramaram o fluido sobre o metal a 120 graus, resultando na confirmação de depoimentos de presença de chamas.
Foram repetidos os testes, constatando que a ignição é espontânea, breve, por segundos, consequência dos gases aquecidos e impermanente, não afetando nenhuma parte ou o sistema elétrico veículo.
A Viação Cidade Verde informa, ainda, que o veículo 1546, placa OUV-0373, passou por manutenção preventiva em 22/10/2019, Cono na ocasião, em Km:493.134 e atualmente com o Km atual:495.997, percorrendo assim 2.862 da última preventiva. Medidas de análises e prevenção estão em curso nos demais carros quanto a este item que deu causa.
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