27 de janeiro de 2020

(77) 98833-0195

Nota de utilidade pública – Empresa Cidade Verde.

  Experiência no contratempo

A Viação Cidade Verde faz experiência com fluido hidráulico, visando compreender o incidente com um de seus veículos nesta última quarta feira na avenida Regis Pacheco.

Embora o veículo tenha saído rodando do local (vídeo acima), nada ter queimado ou tão pouco ter afetado a parte elétrica (imagens abaixo), localizado  muito próxima ao ponto de ruptura do mangote do sistema hidráulico, a empresa não abundou a busca em compreender a situação.

Os testemunhos de que houve ponto de ignição ou a presença de chamas, fizeram com que a empresa não ignorasse o fato, buscando aprendizado com incidente e decidindo reproduzir certo ambiente para simular a questão.

Primeiro passo foi conhecer qual a temperatura que a tubulação do escapamento do ônibus atinge.
Obtendo  o valor desta temperatura, buscaram uma peça de aço maciço e com maçarico de solda foram elevando a temperatura deste metal até ao valor obtido no coletor de escapamento do ônibus.


Na mesma dinâmica, elevaram também a temperatura do fluido hidráulico, que sobre alta pressão, aquece gerando gases. Na sequência derramaram o fluido sobre o metal a 120 graus, resultando na confirmação de depoimentos de presença de chamas.

Foram repetidos os testes, constatando  que a ignição é espontânea, breve, por segundos, consequência dos gases aquecidos e impermanente, não afetando nenhuma parte ou o sistema elétrico veículo.

A Viação Cidade Verde informa, ainda, que o veículo 1546, placa OUV-0373, passou por manutenção preventiva em 22/10/2019, Cono na ocasião, em Km:493.134 e atualmente com o Km atual:495.997, percorrendo assim 2.862 da última preventiva. Medidas de análises e prevenção estão em curso nos demais carros quanto a este item que deu causa.