Permissões e proibições na internet durante as eleições foi o pilar central das discussões
“Com a proibição da doação de recursos por empresas para o financiamento de campanha política e a impossibilidade de pessoas físicas contribuírem com mais que 10% da receita bruta obtida em 2015, as redes sociais e a internet serão o grande mecanismo para fomentar as ideias dos candidatos que disputam o pleito municipal deste ano”. A observação foi do juiz ouvidor do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Marcelo Junqueira Ayres Filho, durante a abertura do evento ‘Direito Digital nas Eleições’, que aconteceu na quinta-feira (18/8), na sede da Associação Baiana de Imprensa (ABI).
Ele representou o Regional no encontro que reuniu jornalistas, representantes de agências de marketing, entre outros, para discutir as alterações da Lei das Eleições e esclarecer dúvidas sobre as permissões e proibições no âmbito da propaganda eleitoral em rede, ou seja, na internet. A iniciativa foi do site Aratu Online em pareceria com a empresa Tecno Consult e a ABI.
Além de abordar o tema central do evento, o magistrado discorreu ainda sobre a competência do Tribunal para cumprir as determinações da legislação, principalmente em um cenário que as leis seguem uma nova configuração por causa da minirreforma (Lei 13.165/2015). Junqueira pediu aos convidados que observem a quantidade de recurso disponibilizado pela União ao fundo partidário (confira a distribuição 2016), salientando que essa verba pública deve ser utilizada para o exercício da democracia. Ele também conclamou os formadores de opinião para fomentar os canais de denúncia da Ouvidoria e Corregedoria do TRE-BA, além do Ministério Público Eleitoral, a fim de coibir crimes eleitorais.
Em alinhamento com a apresentação da advogada e especialista em Direito Digital, Ana Paula Moraes, o juiz ouvidor tratou igualmente do que está liberado e proibido na internet, para o pleito deste ano. Para ambos, “as redes sociais serão a ‘bola da vez’, desde que a legislação seja observada e obedecida”.
De acordo com Ana Paula, o evento foi planejado para conversar com as pessoas que trabalham com marketing político, jornalistas e a militância dos partidos e candidatos, a fim de que esses públicos entendam de forma didática, como proceder no período eleitoral, considerando a grande dimensão que as mensagens ganham na internet. “Dessa forma, a lei proíbe o pagamento para impulsionar as publicações, caluniar candidatos, produzir ‘memes’, entre outros. Contudo, fora da internet, está autorizada a propaganda nos jornais impressos, carro de som, das 8 às 22 horas, propaganda na internet, desde que o site seja hospedado no Brasil”, assegura a advogada.(Veja a cartilha da propaganda).
Matéria: Daniele Silva Instagram: www.instagram.com/trebahia |
Ouvidor do TRE-BA esclarece dúvidas de profissionais da imprensa e marketing, no evento ‘Direito Digital nas Eleições’
Veja Também

Presidente do Legislativo Conquistense, vereador Ivan Cordeiro comunica retorno das atividades, em 1º de agosto

RHI Magnesita cede terreno em comodato para expansão da Escola Sá Teles e Maria Suzana Guimarães em Brumado (BA)

Deixe seu comentário