Prefeito de Vitória da Conquista Herzem Gusmão assina adesão à Policlínica.

 

Nesta  quarta-feira, 17, no início da manhã, os prefeitos,  e secretários de saúde dos  municípios que compõem o consórcio intermunicipal da Policlínica Regional de Saúde do sudoeste baiano, reuniram se para formalizarem a adesão do Município de Vitória da Conquista e Itapetinga,  que agora soma como membros efetivos do consorcio.  Ao todo são filiadas 29 prefeituras no Consorcio e que vão usufruírem com os serviços e compartilharem recursos.

Na sessão que foi convocada especialmente para recepcionarem e votarem à adesão dos Municípios de Vit. Conquista e Itapetinga, também aconteceu a outras deliberações protocolares com os demais associados.   O evento aconteceu na plenária do Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae).

O ato, foi conduzido pelo presidente do consorcio, o prefeito de Belo Campo BA, Quinho. e também foram registradas as presenças de prefeitos, secretários de saúde, lideranças políticas regional e técnicos que atuam na areia de saúde dos respectivos municípios.

O Prefeito anfitrião, Senhor Herzem Gusmão, e novo membro do consorcio, eleito por unanimidade por seus pares, em sua fala afirmou que, a decisão pela adesão teve a influência dos técnicos que fazem parte de sua gestão. E diz:  “Fizemos uma pesquisa com nossos técnicos, e por maioria resolvemos fazer a adesão”. Mas,  antes disso fora feito pesquisas nas Polínicas de Guanambi e de Feira de Santana, mas, foi mais além, convocou toda a sua equipe de técnicos e foram ao município de Sobral, no Ceara, de onde surgiu este projeto para saber com melhores detalhes o funcionamento do equipamento. E diz ainda, que o Município também tem sua policlínica. O CEMAE, que atende mais de 70 mil pessoas mensalmente em diversas especialidades. E fez menção elogiosas as gestões passadas, que construiu os espaços que funciona o CEMAE. E que está sendo muito bem cuidada e preservada pela atual gestão.

O gestor também chamou atenção do governo baiano, e diz  que, a instalação do equipamento nas adjacências do Hospital Geral – de Base, foi um grande equívoco, pois o município possui muitas áreas em bairros populosos que poderia ser comtemplado com este equipamento. “Já tínhamos praticado o equívoco da UPA dentro do Hospital de Base, que é um local tumultuado. A população ganharia muito mais se a UPA fosse em um bairro, e a Policlínica em outro bairro extremo”. Questionou Herzem.

Entre as demais observações apontadas pelo gestor municipal de Vitória da Conquista contam, segundo o seu pronunciamento: “O que faz os equipamentos de saúde, e a engrenagem publica funcionem mal, é a ingerência política partidária”, E disseainda que . “E na qualidade de prefeito da terceira maior cidade da Bahia, não permito e não furo fila de atendimento médico”. Enfatizou  o prefeito. Herzem Gusmão.

Segundo o presidente do consorcio, prefeito de Belo Campo, Quinho, a Policlínica Regional de Saúde do sudoeste baiano será inaugurada em junho, e oferecerá cerca de 12 especialidades médicas. A Policlínica atenderá 617 mil habitantes da região sudoeste. Do montante de atendimentos, 30% será destinado à população de Vitória da Conquista.