Prefeitos do sudoeste baiano cria   Frente de Integração e pretende somar esforços para desenvolvimento regional.

 

 

Com o Lema – “Frente Integra Sudoeste”,  a prefeita de Vitória da Conquista Sheila Lemos Andrade e o prefeito de Guanambi, o Ex-governador Nilo Coelho, recepcionaram prefeitos e lideranças políticas da região sudoeste,  afim de discutir e convencer prefeitos a aderirem ao projeto de integração e alinhamento,  e somar forças para reivindicarem projetos que possam atender as demandas dos respectivos municípios e a região do sudoeste da Bahia.

O evento ocorreu nesta sexta-feira, 30, no auditório do Cemae, em Vitória da Conquista, e contou com a participação de cerca de 24 prefeitos da região, e também de lideranças locais, do presidente da Câmara de vereadores de Conquista Carlos Dudé,  e vereadores  e secretários municipais.

Para a abertura do evento e composição da mesa e dos trabalhos,  foram convidados os

Prefeitos(a) Sheila Lemos Vit. Conquista; Nilo Coelho – Guananbi;  Prefeito de Zé Cocá – Jequié, e (Presidente UPB – União dos Municípios da Bahia);

Miguel Coelho – Prefeito de Petrolina (PE), e Secretário-geral da Frente Nacional de Prefeitos – FNP. Que, inclusive, ministrou uma palestra com o tema: ‘Os benefícios da integração dos municípios para o desenvolvimento regional’. Ainda durante a programação,  aconteceu um Painel Técnico com o tema: “Questões econômicas regionais do Sudoeste da Bahia, vocações econômicas e o potencial de desenvolvimento em conjunto”,  ministrado pelo  professor Roberto Paulo Machado Lopes, que é professor titular do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), e mestre em economia pela UFBA, e doutor em geografia e planejamento territorial pela Universidade de Barcelona.

Os prefeitos anfitriões e idealizadores da“Frente Integra Sudoeste” – Sheila Lemos Andrade e Nilo afirmam que o evento foram coroado de êxito, e a semente foi plantada.

A Ana Sheila Lemos Andrade, afirma que a ideia da criação dessa frente surgiu a partir de um diálogo com o Prefeito de Guanambi, Nilo Coelho. “Eu bebi um pouco dessa experiência de Nilo Coelho, que já foi Governador da Bahia, e pensamos como seria importante se os municípios procurassem resolver as demandas de forma coletiva e em conjunto. Queremos aproveitar as potencialidades de cada cidade e desenvolver a região como um todo. Convidamos os 73 prefeitos da grande região sudoeste para hoje lançarmos essa frente, pensarmos no desenvolvimento regional”. Comentou Sheila Andrade.

O Prefeito de Guanambi Nilo Coelho, em seu pronunciamento, diz:  “Estou aqui hoje atendendo esse convite da Prefeita Sheila e quero dizer à vocês que a união faz a força. Fui prefeito quatro vezes, presidente da União dos Prefeitos, vice-governador, governador e deputado federal e a conclusão que chego é que quanto mais unidos estivermos melhor para trabalhar por nossa região”. Ponderou Nilo Coelho.

A também fez parte da programação através de seu Presidente,

O Prefeito de Jequié, Zenildo Brandão (PP), conhecido como Zé Cocá, que no ato representou a União dos Municípios da Bahia  UPB,   parabenizou a ideia do projeto,  que visa o fortalecimento dos municípios, através da união na busca de soluções para suas demandas em ações conjuntas e planejadas. Em sua fala tambem destacou que: “o Integra Sudoeste quer unir vários municípios com realidades diferentes, e hoje todo mundo que se juntar e buscar seu desenvolvimento. Os municípios são fortes, mas precisam se unir cada dia mais. A ideia é atrair investimentos para a região; a integração será importantíssima de preferência para os pequenos municípios”. Concluiu  Zé Cocá.

As  pautas agendadas e dadas como demandas comuns, entre os municípios são:  duplicação da BR-116,  construção da Barragem do Rio Pardo,  fortalecimento da cafeicultura e ovinocultura, revitalização e ampliação do setor agropastoril, e a criação do polo têxtil na região sudoeste e oeste da Bahia.

Na soma dos acontecimentos, que contou com inúmeras lideranças regional e chefes de Executivo das respectivas cidades representadas, ao final do evento,  ficou muito clara, a sessão de  que as amarras e definições, para que o início das atividades da “Frente Integra Sudoeste”, possa avançar,  ficou solta,  e sem as amarras necessárias,  para que os encaminhamentos, as  articulações  possam dar prosseguimento. Tendo a frente um articulador e líder do processo. Exceto,   se já tenha escolhido a prefeita Sheila ou Nilo Coelho para estarem à frente.