As crianças matriculadas no Centro Municipal de Educação Infantil Pablo Pithon, situado no bairro Nova Cidade, foram as primeiras a receber mochilas e kits escolares que começaram a ser entregues pela Prefeitura aos estudantes Rede Municipal de Ensino. A prefeita Sheila Lemos participou da entrega do material nesta quinta-feira (11), Dia do Estudante, e anunciou que todos os 46 mil alunos da rede municipal vão receber os kits.
As mochilas são equipadas com rodinhas (para evitar que as crianças desenvolvam problemas na coluna), e contêm cadernos de desenho, lápis de cor, lápis grafite, giz de cera, apontadores, borrachas, cola-bastão e tesouras. Os primeiros contemplados foram Lucas, Pedro, Emily e Gardênia, alunos na faixa de 2 e 3 anos de idade.
Aos kits dos estudantes do Ensino Fundamental e da Educação para Jovens e Adultos (EJA) foram acrescidos cadernos de dez matérias, canetas esferográficas e réguas. “Esses kits são um incentivo para os nossos estudantes, porque temos consciência de que somente a educação consegue transformar a sociedade”, afirmou a prefeita Sheila.
Ainda segundo a gestora, uma educação de qualidade é formada por escolas boas, com bons prédios, professores e colaboradores valorizados, material didático de qualidade e boa relação com os familiares dos alunos. “É todo um conjunto”, acrescentou.
Investimento
A Prefeitura investiu R$ 4,6 milhões na aquisição dos kits. Parte do valor veio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), complementado com recursos do tesouro municipal. “É um passo significativo para a educação do nosso município e também um exemplo do nosso objetivo de fazer uma educação de qualidade”, observou o secretário municipal de Educação, Edgard Larry.
Diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Pablo Pithon, Elisângela Cardoso disse que o material trará resultados positivos à educação. “É uma ação relevante para a nossa Rede Municipal, porque identifica os alunos, oferece condições e coloca todos no mesmo patamar”, avaliou. A creche tem 110 alunos com idades entre 2 e 3 anos, divididos em cinco salas de aula.
Efeitos da ação didática
Os efeitos da ação didática refletiram em mães como Edilene Fiaz. Com duas filhas na creche, Marina e Melissa, de dois e três anos, respectivamente, ela comemorou a entrega do material. “São artigos de boa qualidade que vão ajudar a economizar no bolso dos pais”, disse Edilene, moradora do bairro Nova Cidade.
Gabriele Santos, mãe de Ayla, 3 anos, recebeu os itens com alegria. “Tem muita gente sem condição de comprar material didático. Receber os kits é uma bênção para nós”, agradeceu.
Deixe seu comentário