A Prefeitura de Vitória da Conquista conta com 9.247 servidores ativos como peças-chaves para a condução dos serviços cotidianos e a manutenção do município como o melhor para se viver na Bahia. Em homenagem a esses servidores, que são celebrados no dia 28 de outubro, Dia do Servidor Público, a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) ouviu representantes do quadro de funcionários, cujas histórias são marcadas pelo ato de servir à comunidade conquistense. Esse é um convite para conhecê-los mais de perto.
Amor e orgulho por servir à comunidade
Dia 4 de abril de 1987 é uma data memorável para o servidor público municipal, David Ribeiro Vieira. É o dia que marca a sua entrada na Prefeitura de Vitória da Conquista. Atuando há 38 anos no funcionalismo público, sua história é marcada por momentos especiais, a exemplo de quando participou da fundação do Procon do município, do Sicoob Credcoop e do Sindicato dos Servidores (Sinserv). David conta que, ao longo desse tempo, aprendeu a ser uma pessoa melhor ao conviver com pessoas diversas e ao observar o que é proveitoso ou não para levar para a própria vida.
Já na condição de servidor público municipal, David se formou em Direito e apresentou a monografia com o tema “Qualidade total no serviço público”, especializando-se em Direito do Consumidor, exatamente por entender que qualidade, direitos e deveres norteiam a atuação do funcionalismo público. Atualmente, David atua como técnico em Defesa Civil, na Coordenação de Proteção e Defesa Civil (Compdec), e se sente muito orgulhoso de sua trajetória de trabalho e legado. Para ele, a definição para o que ele é e faz é “amor funcional”.
“Como pessoa, é uma satisfação muito grande servir ao município de Vitória da Conquista, especialmente porque a Prefeitura é o meu primeiro vínculo empregatício. Desde que eu entrei, há 38 anos, sempre procurei desenvolver o meu trabalho dentro das minhas atribuições, dentro daquela retidão obtida desde o início, porque, graças a Deus, nunca fugi desse norte. Tudo que eu sou hoje como cidadão, como pessoa, devo ao meu trabalho e, diante de tudo isso, tenho buscado contribuir na construção de uma Prefeitura cada vez melhor, motivo pelo qual usei a qualidade no serviço público como tema da minha monografia”, disse David. “Não basta prestar o serviço, ele tem que ser com eficiência, com retidão. Esses são os princípios que a própria legislação estabelece”, acrescentou o profissional.
Gerente municipal de Gestão de Pessoas, ligado à Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi), Fábio Dantas tomou posse como servidor público, em 2014, após passar em terceiro lugar no concurso público como Administrador. Fábio relatou que, nesse período, durante um ano, ele ia e voltava diariamente de Itapetinga, onde morava, e só então se mudou de maneira definitiva para Vitória da Conquista com toda sua família. O servidor atuou, no início, como técnico de Recursos Humanos na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), e depois assumiu o setor como responsável, onde atuou por oito anos.
“Fiz o concurso público da Prefeitura bastante empolgado e fiquei feliz quando obtive êxito. A minha expectativa, após tomar posse, sempre foi a de fazer um ótimo trabalho. Atualmente, estou na Gerência de Gestão de Pessoas, como gerente, desenvolvendo o trabalho sempre na expectativa de fazer um bom trabalho, independentemente de secretaria, remuneração, governo, sempre pensando na minha posição de servidor público. Sou feliz com minha família em Vitória da Conquista, é uma cidade excepcional, grande com ar de interior, e a minha expectativa é a de sempre melhorar por aqui”, disse Fábio.
Servidora pública desde 2017, a coordenadora municipal de Educação Urbana, ligada à Secretaria Municipal de Educação (Smed), Isa Marques, também sente muito orgulho da sua condição de servir à população de Vitória da Conquista. Inicialmente, ela era Instrutora de Artes na mesma pasta. Para ela, servir é cuidar, dedicar e proteger o próximo, ações que procura colocar em prática no dia a dia. “Servir é não buscar recompensas diretas e, fazendo isso, a gente aprende muito. Não só no profissional, mas também no pessoal. Ser uma servidora pública, para mim, é um orgulho e eu faço isso com muita dedicação e venho aprendendo todos os dias”, disse Isa.
Novos servidores públicos municipais
Fazer parte do quadro de funcionalismo público é um dos sonhos de muitas pessoas. Afinal, a estabilidade normalmente vem junto com a assinatura do termo de posse. Na última sexta-feira (24), foi a vez de 31 novos servidores realizarem esse sonho, ao serem efetivados na Prefeitura de Vitória da Conquista. Agora, também, fazem parte das comemorações e homenagens pelo Dia do Servidor Público.
Uma delas é Jucineia Oliveira, que até então atuava como secretária no setor privado, e tomou posse como Educadora Social. Ela estava bastante orgulhosa de si mesma. “A minha expectativa é a melhor possível porque é um passo muito grande na minha vida. Eu corri muito atrás disso e, graças a Deus, consegui. É o primeiro degrau que estou subindo, porque espero conquistar outras possibilidades ao longo do tempo na Prefeitura, maiores e melhores ainda. Estou muito feliz de estar aqui”, ressaltou a estudante de Pedagogia, que também afirmou que a sua formação vai ajudá-la muito enquanto educadora, além de oferecer mais possibilidades de crescimento.
Quem também tomou posse no mesmo dia, já comemorando o Dia do Servidor Público, foi Gabrielli Morais. A nova monitora escolar do município falou do quanto o fato de ser servidora pública vai mudar a vida dela. “Eu estou bastante ansiosa e com altas expectativas. Afinal, é um momento muito importante e esperado. A posse no serviço público vai trazer muitos benefícios para a minha vida. Vou conseguir fazer muitas coisas que até agora eu não pude. Com a estabilidade do concurso, me sinto mais segura. Minha vida, com certeza, vai mudar”, disse Gabrielli.
Política de Valorização do Servidor Público Municipal
A Prefeitura de Vitória da Conquista segue empenhada na política de valorização do servidor, que é um dos pilares da gestão, e na continuidade da prestação do serviço público de excelência. Em 2022, por exemplo, foram institucionalizados eixos para uma série de condutas voltadas à valorização daqueles que fazem o serviço público acontecer diariamente, a fim de reiterar e consolidar as ações voltadas para a valorização e garantir que essas medidas continuem, independente da gestão que esteja à frente da Prefeitura.
Com base na legislação, a política de valorização do servidor está vinculada a três eixos que norteiam as ações: Servidor em Foco, que propõe a valorização do servidor além da relação funcional com o Município; homenagens àqueles que se destacam por seu empenho e dedicação e a sensibilização do funcionário para a responsabilidade social; Qualidade de Vida, que objetiva trazer a constante melhoria do local de trabalho, com ambiente adequado para as práticas laborais e promoção de hábitos de vida saudável e prevenção de doenças; e Desenvolvimento Profissional e Pessoal, que estabelece a oferta de treinamentos envolvendo, inclusive, parcerias público privadas, visando o crescimento pessoal e profissional do servidor.
Para a coordenadora municipal de Gestão de Pessoas, Augusta Baiano, sem o servidor, nada acontece. É ele quem efetivamente presta serviço ao munícipe, quem faz a máquina de fato girar. “Nós temos muita sorte na Prefeitura de Vitória da Conquista, porque temos um corpo de servidores extremamente competente, capacitado, dedicado, ético, responsável e que entende a importância de ser servidor, palavra oriunda do servir.
Por essa razão, nos últimos anos, o Governo Municipal tem priorizado a política de valorização do servidor público, investindo continuamente em uma série de ações como formação e capacitação, a exemplo do projeto ‘Líderes de Valor’, que contempla 120 servidores, os atendimentos e serviços realizados pelo Núcleo de Atenção à Saúde e Segurança no Trabalho (Nast), entre outras iniciativas ”, afirmou a coordenadora, relembrando que as políticas acontecem para além do mês em que se comemora o Dia do Servidor Público.
Dia do Servidor Público
O dia 28 de outubro é dedicado ao servidor público. Em todo o Brasil, há homenagens e comemorações. A data faz alusão ao Decreto-lei nº 1.713 de 28 de outubro de 1939, que regulamentou o funcionamento do serviço público no país. Em 1943, com o decreto-lei nº 5.936, a data passou a ser oficialmente comemorativa.
Em Vitória da Conquista, a Prefeitura decretou ponto facultativo nos dias 27 e 28 de outubro, segunda e terça-feira, em homenagem aos servidores públicos municipais que fazem do município, todos os dias, uma melhor cidade para se viver

















Deixe seu comentário