Presidente da Câmara de vereadores de Vit. Conquista, Gildásio Silveira quer mais inteiração entre o legislativo e a população

A Câmara Municipal realizou, na noite desta terça-feira (2), a primeira sessão do ano legislativo de 2010. O presidente da Casa, vereador Gildásio Silveira (PT), destacou a importância da parceria entre o Legislativo e a população, que deve acompanhar de perto o trabalho dos vereadores.
Como estratégia para deixar a população informada do que acontece no Legislativo, Silveira ressaltou os investimentos em comunicação, a exemplo da criação do programa Rádio Cidadã Notícias, do boletim informativo semanal Folha Cidadã e da página da Câmara na internet, o que aproxima cada vez mais o cidadão do trabalho dos parlamentares.
O presidente garantiu que a Câmara continuará comprometida com os interesses da cidade e vai se empenhar para que Vitória da Conquista continue a trilhar um caminho de desenvolvimento e crescimento. Enfatizou que vai continuar investindo em comunicação e anunciou as obras de reforma do prédio histórico da Câmara, que completa 100 anos em 2010.
Silveira citou dados de pesquisas realizadas recentemente, que apontam que, caso o Brasil continue no mesmo ritmo de crescimento, acabará com a miséria em 2016. “Conquista é uma das cidades que mais crescem”, afirmou, lembrando que 2010 é ano eleitoral.
Ainda em seu discurso, o presidente da Câmara parabenizou o prefeito Guilherme Menezes pelo trabalho desenvolvido na administração da cidade, citando as obras de pavimentação asfáltica do Bairro Patagônia, reforma e construção de escolas municipais, valorização dos professores por meio da antecipação do piso salarial e recuperação das estradas que dão acesso à zona rural.
A valorização dos servidores municipais e o diálogo em busca de solução para os problemas do município e região também foram destaque no discurso de Silveira. “Desejamos a todos os parlamentares um ano de trabalho e esforço mútuo”, declarou.
Em seu pronunciamento, Ricardo Marques, vice-prefeito, desejou sucesso aos trabalhos do Legislativo em 2010. Marques ressaltou a importância da parceria entre Executivo e Legislativo em benefício da cidade. “Esperamos que os parlamentares produzam leis que melhorem a vida da população”, afirmou, desejando um ano de grandes realizações.
Mensagem do Executivo – O secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Edwaldo Alves, que representou o prefeito Guilherme Menezes, fez a leitura da mensagem do prefeito à Câmara. Na mensagem, o prefeito destacou os avanços do município desde 1997, quando o atual projeto político assumiu a administração da cidade.
Menezes fez um balanço das ações do Município em 2009, destacando a reforma e construção de escolas municipais, com o objetivo de disponibilizar uma educação de qualidade para o povo conquistense. A valorização salarial dos professores também foi citada.
Melhorias na infraestrutura da cidade e investimentos em obras foram ressaltadas pelo discurso enviado pelo prefeito, que anunciou 23 obras que deverão ser colocadas em prática ao longo de 2010, num investimento de mais de R$ 17 milhões. “Estas obras serão fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da população”, disse, citando o exemplo da creche Nova Cidade, que recebeu investimento de cerca de R$ 100 mil. “Temos a convicção que com muito trabalho e planejamento, vamos superar os momentos difíceis”, declarou.
Violência – O secretário Edwaldo Alves também comentou sobre a onda de violência que assusta a população conquistense, que desde a última quinta-feira (28/01) vem presenciando uma série de assassinatos de jovens e adolescentes que estariam supostamente envolvidos com a morte de um policial militar.
O secretário afirmou que o prefeito Guilherme Menezes está mobilizado na tentativa de contornar a situação. Segundo Alves, Menezes já entrou em contato com o secretário de Segurança Pública com o objetivo de solicitar maior atenção quanto a onda de violência.
A sessão contou com a presença de dezenas de autoridades locais, como secretários e coordenadores municipais, além de representantes de diversos setores da sociedade e de servidores do Legislativo.