Previsão de Instalação de base comunitária de segurança Pública em Vitória da Conquista, esta programada para ser implantada na cidade ainda este ano.

Em entrevista na tarde de ontem, na emissora de rádio 96FM, no programa Negócios e Oportunidades, que é conduzido por Nelival Pereira Sá e Kleber Avelino, das 14 às 15 horas, de segunda a sexta-feira, e em momentos eventuais conta com a participação do jornalista Gildásio Amorim Fernandes, nos estudios, também como entrevistador.

Em sua fala o comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado do Sudoeste da Bahia (CIPE/Sudoeste), major Arthur Mascarenhas, falou das demandas, das ações já implementadas e dos pontos sensíveis da segurança pública, na cidade e região, na qual a CIPE/Sudoeste faz a cobertura e segurança.

–  CIPE/Sudoeste atua em mais de 80 municípios da região sudoeste, e conta com  homens preparados e especializados e, com equipamentos e ferramentas  para enfrentar qualquer situação, afirmou Mascarenha.

O comandante também expós alguns pontos críticos da insegurança na cidade, mas, também diz, que em relação a outros municípios, a exemplo de Itabuna, Itaberaba, etc, Vitória da Conquista é uma cidade tranquila, não fosse a perturbação oriunda do tráfico e sua influencia malvada e perversa, a população com certeza teria mais tranquilidade e paz.” E, em relação aos pontos críticos da cidade, o comandante informou que brevemente será instalada em Vitória da Conquista, na região do bairro Pedrinhas uma unidade pacificadora, mas, é possível que seja instalado duas, tendo em vista, que  o conselho de segurança publica da cidade solicitou do comando geral da Pm,  que fosse  instalada uma outras na zona Oeste da cidade.

“Sete bases já operam em Salvador – uma no Calabar/Alto das Pombas, três na região do Nordeste de Amaralina, uma na Fazenda Coutos, uma em Rio Sena e uma no Bairro da Paz – e três no interior, em Lauro de Freitas (Itinga) e Itabuna e Feira de Santana.”

Segundo dados estatísticos do governo do Estado, os índices de criminalidade reduziram significativamente nas áreas onde foram instaladas as UPB com redução de 40% a 50%.

Por mais que Vitória da Conquista, ainda esteja em situação suportável,  quanto a insegurança pública, se faz urgente a instalação das UPBs na cidade para aumentar a sensação de segurança Pública da população.

*Gildásio é consultor do prgrama Negócios e Oportunidades