Primeiro Encontro sobre Autismo acontece em Vitória da Conquista

 

autismo

Evento será realizado nos dias 14, 15 e 16 de agosto no Instituto Oficina da Cidadania, rua Pernambuco 550, bairro Brasil.

 

O Primeiro Encontro sobre Autismo de Vitória da Conquista com o tema “Autismo: Teoria e Prática” acontece em Vitória da Conquista nos dias 14, 15 e 16 de agosto. O
objetivo é capacitar profissionais para o atendimento educacional especializado e inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Na sexta-feira, dia 14, e no sábado, dia 15, a programação tem será das 08hs às 12hs e das 14hs às 18hs. No domingo, dia 16 das 08hs às 12hs. O evento será realizado no Instituto Oficina da Cidadania, rua Pernambuco 550, bairro Brasil.
O público alvo são professores, mediadores (estagiários, monitores e/ou facilitadores), pedagogos, psicólogos, psicopedagogos, estudantes de graduação e/ou pós, familiares e demais interessados no assunto. As ministrantes do encontro são Alcione Silveira de Andrade Cajahyba e Juliana Brandão Costa Bispo.

 

Alcione Silveira de Andrade Cajahyba possui treinamento no Modelo Educacional Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits relacionados com a Comunicação (TEACCH) da Associação de Amigos do Autista (AMA) de São Paulo; Perfil Psicoeducacional Revisado (PEP-R) da AMA de São Paulo; Especialização em Saúde Mental UNIGRAD;
Especialização em Teoria da Clínica Psicanalítica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação Montenegro (FEM); graduada em História pela UFBA e em Teologia pela Lumen Christi (BA); autora do livro “INTRODUÇÃO A PSICOPEDAGOGIA”, Editora Baraúna, São Paulo, SP, em 2014; atualmente faz Especialização em Neuropsicologia pela UNIGRAD.

 

Juliana Brandão Costa Bispo é graduada em pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); especialista em Educação Especial para Talentosos e Dotados pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal do Ceará (UFC); atualmente faz especialização em Educação para Autistas com ênfase no Ensino Estruturado-TEACCH pela Universidade da Rede APAE (UNIAPAE).

 

O investimento é de R$ 200,00 (duzentos reais) à vista. As inscrições podem ser feitas até pela internet até o dia 10 de agosto, ou no Instituto Oficina da Cidadania, Rua Pernambuco 550, bairro Brasil, até o dia 12 de agosto.

 

Para fazer a inscrição pela internet, envie um e-mail para [email protected] solicitando uma ficha de inscrição. Reenvie esta ficha preenchida com todos os dados e o comprovante de pagamento que deve ser efetuado no Banco Itaú, agência 8934, conta corrente nº 04944-9.

 

Maiores informações com Zéu, através do telefone do Instituto Oficina da Cidadania, (77) 3421-5889, ou com Alcione pelos telefones (77) 4141-0141 (77) 9138-2887.

 

Atenção: São apenas 50 vagas.

 

Segue abaixo, o conteúdo do Primeiro Encontro sobre Autismo de Vitória da Conquista com o tema “Autismo: Teoria e Prática”.

 

 

Conteúdo

  • Introdução e Conceitos básicos sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista);
  • O modelo de atendimento da Intelectus  –  baseado no ensino estruturado – Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits relacionados com a Comunicação (TEACCH);
  • Como organizar as rotinas e sistemas de trabalho na escola;
  • Adaptação Curricular para alunos com autismo com base nos estudos de caso;
  • Oficina de construção de materiais adaptados baseados no Ensino Estruturado.

 

 

WORKSHOP: Análise Behaviorista Aplicada (ABA) ao Autismo;
Conteúdo

  1. Introdução à terapia ABA (Applied Behavior Analysis)
    • Behaviorismo
    • Aprendizagem Operante
  1. ABA (Applied Behavior Analysis) aplicada ao autismo

2.1 Conceito: O que é ABA?

2.2 Anatomia do Programa ABA

2.3. Como ABA é usado para ensinar crianças com TEA

  1. Comportamento

3.1 Conceito

3.2 Função do comportamento

3.3 Aspecto da ocorrência do comportamento

  1. Manejo de comportamentos

4.1 Observação e avaliação Funcional

4.2. Lidando com o comportamento

  1. Ensinando comportamentos apropriados e habilidades desejadas

5.1 Dicas de como gerenciar construtivamente Colapsos

5.2 Escolhendo Reforçadores

5.3 Dicas de Filmes

Bibliografia