Projeto Capacitar: jovens recebem certificados de cursos de qualificação profissional

image003

35% das pessoas que pasaram pelo Projeto já estão inseridas no mercado de trabalho
Desde o ano de 2009, uma parceria entre a Prefeitura de Vitória da Conquista, através da Agência Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Renda/ADTR, e a Faculdade de Tecnologia e Ciências/FTC tem levado qualificação profissional para centenas de jovens conquistenses.

Trata-se do Projeto Capacitar que oferece à comunidade cursos modulares e gratuitos, com o objetivo de promover a inserção no mercado de trabalho.

Na noite desta quinta-feira, 29, cerca de 500 jovens que passaram pelo projeto durante o primeiro semestre de 2010 participaram da cerimônia de certificação. O diretor-presidente da ADTR, Marcos Andrade, aproveitou para destacar a articulação que o Capacitar possui com o mercado: “É um grande programa de qualificação, que oferece aos participantes conhecimentos em várias áreas. O que os estudantes aprendem está muito relacionado com o que eles vão utilizar na prática, no dia-a-dia do mercado. É um aprendizado que propicia, efetivamente, a geração de emprego e renda”, avaliou.

Para a secretária da Transparência e do Controle, Nadjara Régis, que representou o prefeito Guilherme Menezes na certificação, ”o Brasil está vivendo um momento especial, com um grande número de empregos sendo gerados graças a política econômica do Governo Federal”. Segundo Nadjara, em Vitória da Conquista “os investimentos feitos pela administração municipal em saúde, educação, infraestrutura também servem como atrativo para que empreendimentos venham para a cidade e consequentemente novas oportunidades profissionais sejam oferecidas para a população”.

A bacharel em Direito e doutoranda em Ciências Sociais, Luciana Santos Silva, abordou o tema “Cidadania e Mercado de Trabalho”, durante a certificação. “Fico muito feliz de estar proferindo essa palestra no projeto Capacitar que é uma ação que vem de uma política pública e vem trazer esse status de cidadão ao sujeito. É o estado cumprindo seu papel de expandir a cidadania , capacitando jovens e levando essas pessoas para o mercado de trabalho”, disse Luciana.

Participantes aprovam – Entre os jovens que passaram pelo projeto e foram encaminhados para seleção, 35% já conseguiram se inserir no mercado de trabalho. Os demais reconhecem que os conhecimentos adquiridos nos cursos vão contribuir para que o tão esperado emprego se torne uma realidade. Tarlisson Menezes, 17 anos, afirma ter gostado muito do projeto: “Sou novo no mercado de trabalho, ainda tenho que adquirir experiência e os cursos foram excelentes e vão contribuir muito para a minha vida profissional. O que aprendi vai ajudar muito no mercado lá fora. O projeto tem que continuar”.

Assim como ele, Noemia Souza, 18 anos, afirma que “os cursos foram muito bons, para preparar para o mercado de trabalho. Concluí o ensino médio agora, fiquei sabendo do Capacitar através de amigos e decidir participar. Espero encontrar uma vaga no mercado de trabalho e depois das aulas aqui me sinto mais preparada”.

Aos 28 anos, e desempregada já há algum tempo,Eliene Santos também participou do Capacitar. “Achei todos os cursos muito importantes, mas me aprofundei mais no de Português Instrumental e no curso de Inglês. Vai me ajudar a entrar no mercado de trabalho, pois aprendi muito. É uma iniciativa muito importante que ajudou muitos jovens a ter mais oportunidade”, avalia