Relatório da Unesco mostra que 758 milhões de adultos não escreviam nem liam em 2015

Relatório da Unesco mostra que 758 milhões de adultos não escreviam nem liam em 2015

Foto: Arquidiocese de Salvador
Um relatório elaborado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) apontou que 758 milhões de adultos não tinham capacidade para ler ou escrever uma frase simples em 2015. Neste dado do 3º Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação e Adultos (Grale III), divulgado nesta quarta-feira (15), inclui 115 milhões de pessoas com idade entre 15 e 24 anos. A maioria dos 144 países signatários do Marco de Ação de Belém, assinado em 2009 no Brasil, informou que não conseguiu alcançar a meta da Educação para Todos, de atingir 50% de melhoria nos níveis de alfabetização de adultos até 2015. Segundo o levantamento, embora a maioria dos países tenha relatado progressos na implementação das áreas do acordo (políticas, governança, financiamento, participação e qualidade), existe caminho a ser percorrido para redução da desigualdade de gênero. A maioria dos excluídos nas escolas é formada por meninas, 9,7% – quanto aos meninos, 8,3% estão fora das escolas. Da mesma maneira, 63% dos adultos com baixas habilidades de alfabetização são mulheres. “A educação é essencial para a dignidade e os direitos humanos e é uma força para o empoderamento. A educação de mulheres também tem grande impacto nas famíliase na educação das crianças, influenciando o desenvolvimento econômico, a saúde e o engajamento cívico de toda a sociedade”, diz trecho do relatório. A terceira edição do Grale tem como tema ‘O impacto da aprendizagem e da educação de adultos na saúde e no bem-estar, no emprego e no mercado de trabalho e na vida social, cívica e comunitária’. O estudo apresenta dados e exemplos práticos que demonstram que a aprendizagem e educaçõ de adultos contribuem para o indivíduo se manter mais saudável, melhorar suas perspectivas econômicas e se tornar um cidadão mais informado e ativo.