Roda de Conversa aborda sobre o contexto político de Conquista e a situação das cobranças na Via Bahia

 

O programa contou com a participação do diretor da Rádio Melodia Ebenezer Fagundes, que comentou sobre o andamento da vacinação contra a Covid-19 e a administração política da gestão da prefeita Sheila Lemos.

 

No programa Roda de Conversa da  última quarta (24), da Rádio Melodia, iniciado às 13h, o jornalista Gildásio Amorim Fernandes e o diretor da rádio Ebenezer Fagundes comentaram sobre a inauguração da Sala da Mulher Empreendedora, o andamento da vacinação contra a Covid-19 na Bahia e sobre a administração política de Vitória da Conquista. A edição contou com a fala da prefeita Sheila Lemos destacando a formalização de mulheres que já eram empreendedoras mas estavam na informalidade, possibilitada pela Sala da Mulher Empreendedora.

 

O programa começa com Gildásio explicando sobre a inauguração da Sala da Mulher Empreendedora, que ocorreu na manhã do dia 24 e é um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O jornalista citou que 53% da população de Conquista é de mulheres, e que o objetivo do local é dar suporte a mulheres que querem empreender, além de comentar sobre a Casa de Escuta da cidade, que é a segunda do sudoeste da Bahia e é referência na região nordeste do país. A prefeita Sheila Lemos declarou no evento que todos saem ganhando com a Sala da Mulher Empreendedora, e que o espaço permite a troca de experiências entre mulheres empreendedoras, seja em negócios urbanos ou rurais.

 

No segundo bloco do programa, o jornalista defendeu que a volta às aulas no estado, de forma híbrida, está ocorrendo de forma positiva. Logo após, o assunto do programa foi a vacinação contra a Covid-19 em Conquista e no estado. Ebenezer Fagundes afirmou que o governador Rui Costa estava certo ao declarar que quem não quisesse se vacinar deveria assinar um documento se responsabilizando por isso, para não ocupar vaga nos leitos de Covid dos hospitais. Gildásio destacou que muita gente está se vacinando na cidade, sendo que em média 82% da população conquistense recebeu a primeira dose, e comentou sobre a possibilidade de administração de uma terceira dose da imunização, como forma de prevenção à variante Delta do vírus. O diretor da Rádio Melodia lembrou que muitos países não estão permitindo viagens de pessoas que receberam doses da vacina Coronavac, por esta possuir o menor índice de eficácia em comparação com as demais, mas salientou que mesmo assim é muito pequena a porcentagem de pessoas que ficaram doentes após a vacinação.

 

Ao final do programa, os participantes comentaram sobre a administração pública de Conquista durante a gestão de Sheila Lemos. Gildásio afirmou que o fato de Irma Lemos estar assumindo uma posição de liderança de influência política da cidade, após ter assumido a Presidência Municipal do Democratas, fez com que a influência do Presidente da Câmara de Vereadores Carlos Dudé sob as decisões da prefeita diminuíssem. Ebenezer comentou que muitas pessoas da administração antiga da prefeitura continuam em seus cargos, e que se estivesse no lugar de Sheila Lemos trocaria o quadro de administradores.

 

O jornalista declarou que em uma administração com um grupo misto de representantes existirá um conflito de interesses, e que é muito difícil para a prefeita tomar algumas decisões, pois ela não tinha expectativas de assumir o cargo agora. O diretor da rádio afirmou que farpas trocadas são normais, e que é provável que ocorram modificações no secretariado. Além disso, Ebenezer defendeu que algumas pessoas deveriam ter saído do quadro de funcionários da prefeitura, para que Sheila “montasse uma administração com a cara dela”.