21 de setembro de 2019

(77) 98833-0195

Solenidade de abertura da 14ª edição da Mostra Cinema Conquista, aconteceu neste domingo, dia 1 de setembro e segue ate dia 06.

 

 

 

 

 

Com lotação totalmente completa,  o teatro do Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, foi palco da   abertura da 14ª edição da Mostra Cinema Conquista.   Na solenidade de Abertura, os  idealizadores e coordenadores do evento, e parceiros,  expuseram considerações, justificas e expectativas, para a realização de mais um dos mais importantes festival do gênero no município e Estado da Bahia.

Fizeram parte da mesa, o Sr.  Esmon Primo, coordenador geral da |Mostra; Marcelo Lopes, presidente do Instituto Mandacaru de Inclusão Sociocultural; Prof. Luiz Otávio de Magalhães, reitor da Uesb; Maria Marighella, Assessora de Planejamento e Gestão do Governo da Bahia, representado  a Secretaria do Estado Bahia; Adriano Gama, Secretário Municipal de Cultura de Vitória da Conqusita.

Durante a programação o publico também conheceram   os cineastas  Klaus Hastenreiter (Não Falo com Estranhos) e Guto Parente (Inferninho). E ao final da projeção dos filmes, aconteceu o show de Ava Rocha e Filipe Massumi, que  encerrou a programação da noite.

 

São 14 edições promovendo a democratização do acesso ao cinema nacional, a exibição de filmes de longa e curta-metragem e a formação e discussão sobre a sétima arte. A Mostra Cinema Conquista é um dos principais eventos do audiovisual da Bahia. Neste ano, sua programação será de 1º a 6 de setembro, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.

A curadoria afirma que a Mostra traz para o público de Vitória da Conquista um panorama da rica produção cinematográfica brasileira. “A Mostra Conquista é uma das principais janelas de difusão, especificamente do cinema nacional. Diante da dimensão do nosso estado, é necessário ampliar constantemente a quantidade de eventos desta natureza, em contrapartida ao surgimento de novas salas de cinema comerciais”, afirma Esmon Primo, coordenador geral do evento.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Adriano Gama, o evento atrai amantes da sétima arte, mas também aqueles que fazem o cinema brasileiro, os produtores, diretores, atores, pesquisadores e estudantes de Cinema. “É uma oportunidade que o público, no interior da Bahia, tem para encontrar com aqueles que ficam nos bastidores, oportunidade para refletir e conhecer como se faz o cinema”, destaca. “Além disso, a programação chega também na zona rural, onde muita gente assiste pela primeira vez a um filme na telona”, acrescenta o secretário.

A Mostra Cinema Conquista é uma realização do Instituto Mandacaru de Inclusão Sociocultural. Tem o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e do Governo do Estado.