Conhecida como Capital do Sudoeste Baiano, Vitória da Conquista tem um papel importante na Bahia, por atrair uma população flutuante de aproximadamente 2 milhões de pessoas de mais de 100 municípios da região Sudoeste e Norte de Minas Gerais, que vem à cidade para estudar, buscar atendimento de saúde, fechar negócios e realizar transações econômicas.
A Revista “Venha conhecer e viver essa Conquista!”, foi editada em dois formatos; impresso e digital – a fim de divulgar o município para todo o território nacional, bem como em oportunidades como o Index, maior Feira da Indústria da Bahia, que conta com a participação de representantes de outros países. A revista apresenta as potencialidades locais com o objetivo de atrair mais visitantes, por meio do turismo e da economia, especialmente nos setores de negócios, gastronomia, esporte e religião.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), mais de 40 hotéis e pousadas de Vitória da Conquista conseguem mais de 70% de ocupação na alta estação, compreendida entre os meses de dezembro e fevereiro, e também em julho e agosto. Ao todo, o município conta com 53 estabelecimentos de hospedagem, somando 5.800 leitos.
O município também se destaca pelo comércio forte, com uma enorme variedade de lojas e serviços que, representam mais de 80% do Produto Interno Bruto (PIB), atualmente na casa dos R$8,2 bilhões. Destaque para vestuários, calçados, confecções, móveis e eletrodomésticos.
Comércio de Vitória da Conquista
Com investimentos no crescimento e desenvolvimento da cidade realizados nos últimos anos, novos locais turísticos como Vila Esportiva, Orquidário Municipal Zilda Gusmão, mirante do Cristo e Catedral das Flores ganharam vez ao lado de antigos pontos turísticos, a exemplo da Casa Memorial Governador Régis Pacheco, Parque Ambiental Lagoa das Bateias, Museu Regional Casa Henriqueta Prates, Reserva Florestal Poço Escuro e Praça Tancredo Neves, aumentando as possibilidades de entretenimento, lazer e cultura no município, e dando mais ênfase ao turismo de lazer, cultural e ecoturismo para além do turismo de negócios.
Em 2023, o município recebeu o certificado da Embratur que oficializa a inserção de Vitória da Conquista no mapa federal do turismo. Com isso, torna-se formalmente habilitado a captar recursos junto aos governos Estadual e Federal, a fim de direcionar investimentos às diversas modalidades possíveis de turismo. Um ano antes, a Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel), em parceria com o Sebrae, elaborou o Plano de Desenvolvimento do Turismo (Planturis), instrumento integrado e norteador para o desenvolvimento do turismo na região.
O resultado desse trabalho está sintetizado num tratado de quase 50 páginas, intitulado “Rosa dos Ventos – Plano de Turismo Sustentável de Vitória da Conquista”, que traz um perfil do município e reúne informações sobre aspectos econômicos, atrativos, elementos relacionados à gestão municipal, formas de acesso, serviços e equipamentos com potencial turístico. Além disso, o material oferece análises sobre demandas turísticas, define estratégias, aponta elementos que contém diferencial a ser aproveitado em termos de turismo e, por fim, estabelece um plano de ação.
Capital do Biscoito
Recentemente, o município passou a ostentar o título de Capital Estadual do Biscoito, concedido pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) a partir de um projeto de lei do deputado estadual Tiago Correia (PSDB). Essa tradição, enraizada nas famílias locais, além de fortalecer o comércio especializado dessas iguarias, impulsiona a geração de emprego e renda para centenas de moradores. De acordo com estimativas do Sebrae, a cidade conta atualmente com mais de 40 fábricas artesanais, responsáveis por produzir cerca de 4 mil toneladas de biscoitos por ano. Somente na Ceasa, há 220 boxes destinados exclusivamente à venda desse produto.
É importante destacar que Vitória da Conquista é destino certo para quem quer tratar de negócios, buscar serviços, curtir o frio e visitar pontos agradáveis como o Cristo de Mário Cravo, a Reserva do Poço Escuro, a Lagoa das Bateias, o Orquidário, Catedral de Flores, Rancho Pamonha do Marçal, bares e restaurantes de primeira, entre outros pontos que não estão na revista, mas merecem ser visitados. Para quem gosta de frio, café e biscoito, Conquista é o lugar certo. Arrume as malas e venha pra cá!
Link:
https://www.pmvc.ba.gov.br/venha-conhecer-e-viver-essa-conquista-prefeitura-lanca-revista-sobre-pontos-turisticos-do-municipio/
Deixe seu comentário