Neste domingo, a Avenida Integração foi tomada de verde, amarelo, azul e branco, cores que representam a diversidade do Brasil no tradicional Desfile Cívico do Sete de Setembro. Divididos em alas, os participantes homenagearam os 203 anos de independência do país, em iniciativa organizada pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), com o tema “Mulheres de ontem e de hoje: Construindo o futuro de Vitória da Conquista”.
De acordo com a prefeita Sheila Lemos, o desfile é de suma importância porque reforça a importância da independência do Brasil, da alegria de um país livre. “É muito importante mostrar às nossas crianças o amor que a gente tem pelo nosso país, essa alegria, esse cuidado e carinho que nós temos com a nossa pátria. Estamos presentes com 18 escolas municipais em homenagem às mulheres conquistenses que fizeram essa cidade, mulheres de ontem e de hoje que contribuem para construir o futuro de Conquista. Nós também homenageamos àquelas mulheres anônimas, que acordam todo dia cedo, vão trabalhar para colocar alimento nas mesas das famílias. Ou seja, todas as mulheres que constroem Vitória da Conquista”, disse a gestora.
Sentimento compartilhado com o vice-prefeito, Aloisio Alan. “Muito feliz por confraternizar e participar desse momento cívico tão importante para o nosso país. Aproveito para parabenizar as mulheres que fizeram e fazem de Conquista uma cidade cada vez melhor para se viver”, afirmou.
Este ano, cerca de 1800 alunos das escolas do município e de 20 entidades civis participaram do desfile cívico, que teve início, após a revista da tropa da Guarda Municipal feita pela prefeita Sheila Lemos e pelo vice Aloisio Alan, com a Associação dos Ex-Comandantes do Brasil, seguidos do Tiro de Guerra 06/006, Colégio da Polícia Militar Eraldo Tinôco, Núcleo de Veteranos da PM e mais oito alas representando os grupamentos militares. Posteriormente, foi a vez do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, Guarda Municipal e Serviço de Atendimento Móvel (Samu 192).
O momento da Smed no desfile, com 14 alas, chamou a atenção da comunidade devido à quantidade de obras representativas e o multicolorido artístico. A primeira ala (oficial) apresentou o brasão do município e o carro alegórico com um rosto tridimensional de uma mulher representando o tema. A segunda ala denominada “Mãe Terra” tratou sobre a natureza, por meio da Reserva Florestal do Poço Escuro. As alas 3 e 4 foram denominadas de “Mulheres na Antiguidade” e “Mulher na Independência”. A ala 5, por sua vez, fez uma homenagem à “Mulher na Educação”. Teve as alas 6 (Esporte), 7 (Mulheres na Política), 8 (Mulheres na Saúde), 9 (Mulheres Empreendedoras), 10 (Mulheres Negras Inspiradoras), 11 (Mulheres Indígenas), 12 (Mulheres na Justiça), 13 (Mulher: Lutas e conquistas) e, a última, Mulheres Artistas e Literatas. A prefeita Sheila Lemos, vereadoras, secretárias municipais e juristas foram algumas das homenageadas.
Segundo o secretário da Smed, Edgard Larry, o desfile cívico é mais um momento histórico em Vitória da Conquista, uma oportunidade única de exercer o patriotismo. “Este ano, conforme orientação da prefeita Sheila Lemos, estamos trazendo para a avenida um novo tema referente ao município, as mulheres que fizeram e fazem história, construindo o futuro de Vitória da Conquista, seja na área da política, da educação, no empreendedorismo, entre outras áreas. É muito importante essa comemoração, essa grande homenagem”, disse Larry.
O presidente da Câmara de Vereadores, Ivan Cordeiro, demonstrou orgulho de participar dos festejos do Sete de Setembro. “Trata-se de uma data de celebração nacional que estamos muito orgulhosos de comemorar aqui em Vitória da Conquista nesse importante evento organizado pela Prefeitura. Ainda mais este ano que a homenagem está sendo direcionada às mulheres. A Câmara, portanto, fica muito feliz de participar desse momento simbólico”, comemora.
Entre as entidades militares, a Polícia Militar marcou presença em mais um ano do desfile cívico do Sete de Setembro, este ano, excepcionalmente, comemorando os 200 anos de criação da Polícia Militar. “Além da independência do Brasil e do aniversário da PM, estamos também fazendo homenagem ao 35º ano que a mulher passou a integrar a PM da Bahia, com um pelotão só de policiais mulheres. Parabéns por mais uma independência!”, sinalizou o Coronel Paulo Guimarães, comandante do Comando de Policiamento da Região Sudoeste da Bahia (CPRSO PMBA).
Uma das 20 entidades civis participantes da solenidade cívica foi a Loja Maçônica Fraternidade Conquistense. “A maçonaria nos traz a importância do lado cívico muito grande. Então, instruímos desde os nossos filhos e filhas, nossas esposas, a estarem presentes principalmente nesse momento significativo para o brasileiro, que representa muitas lutas que passamos todo esse tempo. Cada dia mais, a gente tenta trazer essa tradição e, como o mais importante, saber o porque estamos desfilando”, disse o Venerável Mestre, Orlando Dias.
A avenida estava repleta de professores e alunos comemorando esse marco da história do Brasil, a exemplo da coordenadora dos anos iniciais da Escola Municipal Paulo Freire, Gabriela Oliveira, e da aluna da Escola Municipal Maria Rogaciana, Isabelly Prado.
“Trabalhar esse projeto de culminância com os meninos mostra a importância da mulher no contexto social de hoje em dia. O empreendedorismo, por exemplo, é uma das formas da mulher sustentar a casa. Muitas, para não precisar trabalhar fora. Outras, mesmo trabalhando fora, também precisam ter o próprio negócio. Então, os meninos já estão inseridos nesse contexto. Trabalhar o tema de forma lúdica favorece não só aprendizado, mas também a valorização e o respeito que precisa ter para com a mulher”, explicou Gabriela.
Para Isabelly, o tema é, de fato, extremamente importante. “Eu achei o tema atual, contemporâneo. Até pouco tempo atrás as mulheres não podiam nem votar. Mesmo que as pessoas estejam, muitas vezes, alheias às questões que estamos simbolizando aqui, a gente está entregando um conceito importante de mostrar que as mulheres também podem liderar e estar no comando também”, salientou.
“Momento muito bonito”
O tradicional desfile do Sete de Setembro chama a atenção de quem quer que esteja por perto e convida toda a população conquistense a estar unida em prol dessa comemoração cívica, como é o caso da administradora Teresa Cristina Batista. “É muito importante a gente vir prestigiar os trabalhadores de segurança e outros profissionais. Está tudo muito bonito. A segurança aqui está tranquila, o gradil evita com que as pessoas passem na frente na hora do desfile, o percurso está excelente, tem bastante pontos de sombras. Tudo muito bom”, contou Teresa.
A dona de casa Lúcia Santana também estava acompanhando o desfile bem de pertinho, algo que aprendeu na infância estimulada pela mãe. “Quando éramos pequenos, a nossa mãe levava a gente e eu continuei a tradição levando os filhos. E, hoje, é a vez de acompanhar os netos. Eu acho muito importante passar para eles aquilo que eu vivi para que a gente continue participando, são as raízes que devemos deixar para os nossos filhos”, afirmo
Deixe seu comentário