17 de novembro de 2025

(77) 98833-0195

Vitória da Conquista reforça orientações sobre enfrentamento à tuberculose com campanha de atenção e serviço gratuito

No Brasil, 17 de novembro foi instituído pelo Ministério da Saúde como o Dia Nacional de Enfrentamento da Tuberculose, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a doença, incentivar o diagnóstico precoce e garantir acesso ao tratamento. Em Vitória da Conquista, apenas no ano de 2025, foram registrados 132 novos casos.

A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, transmitida pelo ar, através de gotículas expelidas pela tosse, fala ou espirro, que afeta principalmente os pulmões e, ao ser ignorada, pode levar a óbito.

O Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária (localizado ao lado do Caav) funciona como unidade de referência municipal no enfrentamento da doença: faz a busca ativa de casos na comunidade, orienta e diagnostica pacientes, oferece tratamento gratuito pelo SUS e monitora a cura e possíveis complicações.

A enfermeira responsável pelo programa de tuberculose Eliene Sousa, detalha os sinais de alerta: “Febre, tosse por mais de três semanas com ou sem catarro, perda de peso, perda de apetite, aquelas febrículas no final da tarde, suor noturno, quando a pessoa vai dormir independente do clima, transpira a ponto de molhar a roupa, esse sudorese noturno é um dos sintomas. Todos esses são sintomas clássicos da tuberculose pulmonar positiva, que é quando você tem o bacilo dentro do pulmão, que a gente faz o teste e encontra ele ali.”

A gerente do Centro, Rosilda Ferreira Teles, ressalta que o centro tem trabalhado em atividades desde a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da doença. “Então, a gente faz essa divulgação, capacitação com as nossas unidades, com a rede privada também. O tratamento é completo, ofertado pela nossa equipe multidisciplinar. Então, o paciente que é cadastrado, diagnosticado, faz todo o acompanhamento, e as medicações, elas são dispensadas diretamente aqui no centro.”, demonstrando o compromisso da unidade com a saúde pública local.

O tratamento da tuberculose é completamente gratuito, oferecido pelo SUS, e tem alto índice de cura quando seguido corretamente. O Centro Municipal garante acesso ao tratamento de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h e fica localizado na Praça João Gonçalves, Centro — ao lado do Caav, Vitória da Conquista, e o telefone de contato é: (77) 3429-7263.

Já na segunda fase do tratamento, o paciente V. J. reforçou a importância de se livrar do preconceito e buscar ajuda nos primeiros sintomas. “A doença deu vários sinais. Eu que ignorei esses sinais e poderia ser tarde demais. Então, tirar esse preconceito e tentar fazer com que chegue o quanto antes. E, assim, vai ser muito bem tratado aqui, isso é certeza.”

A SMS reforça que qualquer pessoa que estiver com tosse por mais de três semanas deve procurar atendimento, não é necessário esperar outros sintomas para buscar ajuda.

O que fazer e onde buscar atendimento

  • Procure atendimento médico ou no Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária se perceber tosse persistente (acima de 3 semanas) ou outros sintomas associados.
  • O diagnóstico geralmente é realizado por exames específicos, e o tratamento é gratuito.
  • É fundamental seguir corretamente todo o tratamento para evitar recaídas ou transmissão a outras pessoas.
  • A unidade municipal realiza o acolhimento, orientação e acompanhamento dos casos.

Serviço

Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária
Endereço: Praça João Gonçalves, Centro — ao lado do Caav, Vitória da Conquista (BA)
Funcionamento: Segunda a sexta, das 7h às 12h
Telefone: (77) 3429-7263