A certidão de nascimento é o documento que oficializa a existência do indivíduo e, por isso, funciona como a identidade formal do cidadão. De posse do registro, a criança passa a ter direitos importantes como atendimento na rede do Sistema Único de Saúde, inscrição nos programas sociais federais, matrícula na rede escolar, estando em condições de tirar, quando adulta, outros documentos como RG, Título de Eleitor, CPF e Carteira de Trabalho.
Para facilitar o acesso a este direito, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, em parceria com o Cartório de Registro Civil, instalou, no final de 2008, o Posto Avançado de Registro Civil/PARC no Hospital Esaú Matos. O PARC funciona expedindo documentos para crianças nascidas na unidade, onde, mensalmente, nascem cerca de 300 crianças. A escrevente Edna Maciel de Souza informa que, diariamente, são registradas, em média, 12 crianças; por mês, são quase 200 registros.
SECOM/PMVC
Vitória da Conquista: Registro civil no Esaú Matos: um direito garantido
Veja Também

Vitória da Conquista reforça orientações sobre enfrentamento à tuberculose com campanha de atenção e serviço gratuito

Secretaria de Desenvolvimento Rural apresenta projeto de cultivo do Umbu Gigante para estudantes de Agronomia

Secretária de Saúde de Conquista promoverá entre os dias 17 a 19 de novembro, forte mobilização nos principais bairros, com palestra e ações, a fim por fim ao mosquito Aedes Aegypti na cidade.

Vereador Anderson defende que proposta que tramita na Câmara, de empréstimo de R$400 milhões para a prefeitura seja melhor avaliada e estudada pelos edis.





Deixe seu comentário