Vacina contra febre amarela é distribuída regularmente em Vitória da Conquista

 A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu um alerta para 45 cidades baianas recomendando que a vacinação da população contra a febre amarela fosse intensificada em 100%. Vitória da Conquista não faz parte dessa lista, mas a Secretaria Municipal de Saúde informou que as doses das vacinas estão disponíveis  para  distribuição, como orienta o Ministério da Saúde.

Alguns casos que tem surgido pelo Brasil tem deixado a população em alerta para os riscos de se contrair a doença. O caso mais recente foi a morte de seis macacos notificados como hospedeiros da doença no município de Coribe, no Oeste do Estado, além de uma morte registrada em Riberão Preto, interior de São Paulo, e dezenas de casos suspeitos de febre amarela no estado de Minas Gerais.

Apesar do alerta para os municípios do interior da estado, a coordenadora municipal de Imunização, Andréa Amaral, tranquiliza a população e explica que não é necessária correria para as unidades de saúde em busca  da vacinação, pois ela é de rotina e feita durante todo o ano no município.

A imunização é feita com duas doses da vacina: a primeira pode ser aplicada em bebês a partir de 9 meses, e a segunda dose deve ser administrada antes dos 5 anos de idade. Já os adultos devem tomar a segunda dose 10 anos após a primeira.

A situação preocupa, pois o último surto da febre amarela na área urbana aconteceu em 1942. A secretaria de Saúde ainda orienta que a vacina deve ser tomada 10 dias antes em casos de viagens para uma das cidades em estado de alerta, ou viagens para áreas de região silvestre, rural ou de mata.