Jovens de 14 países do continente africano visitam Vitória da Conquista. BA.

 

Missão Internacional – Jovens de 14 (quatorze) países do Continente Africano visitaram Vitória da Conquista no sudoeste da Bahia entre os dias 31/10 a 01/11 de 2017, a fim de: conhecerem e buscarem experiências com os produtores rurais da mandioca, as pequenas fábricas e o comercio de produtos e subprodutos derivados desta mátria-prima (farinha, polvilho, biscoitos doces/salgados, chimangos, beijus, e outras dezenas de delícias feitas com a fécula da mandioca).

A Missão Internacional – Brasil e África faz parte do tratado de intercâmbio do governo brasileiro com países do Continente Africano. Que participam da     cooperação técnica. Brasil/África. Nesta missão, vieram 26 (vinte e seis) jovens.

Em entrevista o Engenheiro Agrônomo, Joselito Motta da Embrapa de Cruz das Almas, também líder da missão, informou-nos que: o município de Vitória da Conquista possui um dos maiores polos de produção e comercialização de biscoitos da Bahia, sendo referencia no Brasil, tanto pela quantidade quanto pela qualidade dos produtos – derivados da mandioca. E, ainda acrescentou, que: “Vitória da Conquista é o maior polo de transformação de produtos e subprodutos derivados da mandioca, o que agrega inúmeras oportunidades na geração de empregos, renda e negócios. E estas pessoas, (delegação africana) levam importantes informações e conhecimentos para os seus países de origem.” Concluiu Mota. Em seguida, o Engenheiro Agrônomo  Hermínio Rocha também da Embrapa acompanhando a delegação, disse que: “a perspectiva é muito boa, tendo em vista que a indústria de produtos e derivados da mandioca em Vitória da Conquista é bastante pujante e diversificada.” Acrescentando ainda, que: “é isso que procuramos para o treinamento e capacitação desses jovens que saem de seus países, a fim de, buscar conhecimentos e novas tecnologias para serem implementadas, em seus países de origem.” Finalizando a entrevista Isautiene Rodrigues,  Engenheiro Agrônomo que atua na BahiaTer, afirmou que: “apesar do setor estar passando por dificuldades por conta da seca (a produção foi reduzida devido a falta de matéria-prima), as fabricas de biscoitos não deixaram de produzir e o Polo de Biscoitos de Vitória da Conquista mantem-se, inabalável.” Finalizando, Isautiene relatou que: “no mês de setembro a BahiaTer recebeu uma delegação, e agora, a delegação da África. E está  previsto  para o mês de dezembro, a vinda de uma outra delegação  que virá à Vitória da Conquista, com estes mesmos propósitos.”; Finalizou Rodrigues.

A Embrapa de Cruz das Almas foi a responsável pela receptividade, orientação e acompanhamento da delegação africana no Brasil, especialmente em Vitória da Conquista a que, contou ainda, com suporte e apoio da Bahia Ter – Diretoria de Inovação e Sustentabilidade – SDR, órgão do governo da Bahia.

Em roteiro, realizaram-se visitas técnicas, em: lavouras, e  fabricas, feiras livres e mercados do município donde, puderam conhecer melhor o plantio, a produção e a comercialização destes produtos. Desta experiência, os jovens africanos, puderam levar em suas bagagens o conhecimento que será disseminado entre suas famílias e comunidades visando, à melhoria da qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e, emancipação econômica e social, para suas comunidades. Ainda, a experiência do intercâmbio, em suas vidas.

Vitória da Conquista – BA, 03 de novembro 2017.