A Gente Diz – Programa da UESB irá divulgar IPCA de Vitória da Conquista

7
O Programa de Indicadores Econômicos de Vitória da Conquista, desenvolvido por docentes do curso de Ciências Econômicas, vinculado ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, agora, está desenvolvendo mais uma atividade. O Programa, que já realiza, desde 2014, o cálculo do custo da Cesta Básica Mensal da cidade, agora, também irá divulgar o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Considerado o índice oficial de inflação do país, o IPCA tem o objetivo de oferecer a variação dos preços de um conjunto mais abrangente de mercadorias e serviços que são mais representativos para a maioria da população. No entanto, esse índice, calculado, normalmente, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só leva em consideração a realidade das capitais das principais regiões metropolitanas do país. “Vitória da Conquista passa a ser o segundo município do interior do Brasil a ter o cálculo do IPCA divulgado”, explica a professora Delza Carvalho, coordenadora do Programa.

De acordo com a docente, a produção mensal desses índices de preços em nível municipal, a partir da agregação de resultados locais, tem a finalidade de fornecer subsídios à execução e avaliação da política econômica, associando a sua importância à renda familiar. Por meio do IPCA, será possível avaliar o poder de compra do consumidor conquistense, indicando a evolução/involução da inflação. “Esse índice econômico produzido mensalmente caracteriza-se como um parâmetro para que a população conquistense possa avaliar seus ganhos, perdas e necessidades futuras de aumento de rendimento para manter seu padrão de vida”, ressalta a professora.

Delza Carvalho destaca ainda que os boletins mensais do IPCA que serão publicados pelo Programa de Extensão da UESB terão grande importância para a sociedade, pois permitirá o acompanhamento do processo inflacionário periodicamente. “Com esses dados, criaremos uma série histórica que possibilitará o desenvolvimento das políticas públicas, pesquisas acadêmicas, acesso ao público em geral e, também, o direcionamento para novos investimentos no município”, esclarece a professora.

De acordo com a coordenação do Programa Indicadores Econômicos, a metodologia adotada para o cálculo do IPCA em Vitória da Conquista será semelhante à utilizada pelo IBGE. O Índice será calculado com base nas despesas de consumo das famílias com os bens e serviços que integram os seguintes grupos: Alimentação e Bebidas, Habitação, Artigos de Residência, Vestuário, Transportes, Saúde e Cuidados Pessoais, Despesas Pessoais, Educação e Comunicação.

A divulgação do IPCA de Conquista está prevista para dezembro deste ano, no site do Programa, e será realizada por meio de informações na forma de tendências de mercado, boletins mensais e anuais. Para mais informações, clique aqui.

por Juliana Silva