Combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes é tema de seminário

seminario-combate

Atividade marcou o 18 de maio, data que referencia o combate nacionalmente

Nessa quarta-feira, 18, profissionais das áreas de saúde, educação, segurança e assistência social de Vitória da Conquista participaram do 4º Seminário Municipal em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, promovido pela Prefeitura. Durante o evento, foi debatido o tema “Combate e Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes – Garantir os direitos de crianças e adolescentes por meio da Proteção Social evitando o processo de revitimização”.

O advogado e coordenador do programa municipal Novo Olhar, Ernesto Dantas, ministrou uma palestra sobre o Sistema de Garantia de Direitos. Ele ressaltou a atenção que deve ser dispensada à questão da violência. “Isso porque ela não se encerra, ela deve ser enfrentada. A nossa experiência acumulada auxilia no trabalho de aplicação do sistema de garantia de direitos e o sistema somos nós. Não existe sistema sem atuação das nossas equipes”, colocou, conclamando os profissionais que militam com esse público.

Outra palestrante foi a psicóloga e assessora dos Centros de Referência Especializados em Assistência Social para as populações em situação de rua (Centros Pop) e Equipe de Abordagem, Ana Mara Dutra. A profissional abordou a importância da recepção a essa população, de forma qualificada e multidisciplinar, para garantir o êxito do contato entre a vítima e os profissionais e maior resolutividade no atendimento.

A estudante de Psicologia, Janaína Oliveira, falou sobre a qualidade do serviço que é oferecido a essa população no município. “O serviço de assistência na garantia de direitos do município é referência e ter a oportunidade, ainda na graduação, de participar de um evento como esse nos inspira também”, colocou.

Rosane Cristina da Silva, estudante de Serviço Social, falou da importância do evento tratar de forma clara um assunto que, por muito tempo, não foi debatido tão abertamente e ainda é tão recorrente na sociedade. “O esclarecimento foi muito grande. Sinto-me mais preparada para o mercado de trabalho”, concluiu a estudante.

À tarde, os participantes do seminário foram divididos em oficinas temáticas para que o tema pudesse ser aprofundado em áreas específicas de conhecimento.

seminario-combate-a

Fonte: PMVC