18 de dezembro de 2018

(77) 98833-0195

Fundação de Saúde implanta roda de conversa no pré-natal de alto risco

 

As gestantes que são acompanhadas pelo pré-natal de alto risco no ambulatório do Hospital Municipal do Esaú agora contam com uma roda de conversa todas as quartas-feiras promovida pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC). A roda tem por objetivo prestar informações sobre a atenção ao parto e preparar as futuras mães para o momento de nascimento de seus bebês.

“Nós procuramos debater sempre a importância de uma gestação respeitosa e do atendimento que o Esaú oferece”, informou a psicóloga Sabrina Aguiar. Nesta quarta-feira, a roda contou com a participação da fisioterapeuta uroginecologista e obstétrica Lauriely Barreto, que abordou diversas técnicas oferecidas na sala de parto. Entre elas, usar uma bola suíça para diminuir o desconforto pré-parto ou usar um aparelho conhecido como “cavalinho” (na foto), para diminuir a dor e facilitar o agachamento necessário para o nascimento.

Apresentação da técnica conhecida como “cavalinho” para as gestantes

“Nesta hora, escolher a melhor posição melhora muito a qualidade do parto. O cavalinho, a bola, o banho no chuveiro ajudam muito a aliviar as dores”, esclareceu Lauriely.

Durante a roda, as gestantes foram informadas sobre as doulas voluntárias, que ajudam as parturientes no trabalho de parto. “Desde o início do mês de janeiro as mães contam de segunda a sexta-feira com o apoio das doulas, além de poderem levar um acompanhante”, contou Sabrina.

Com 40 semanas de gestação, Nívia Costa Silva, moradora de Piripá, está tranquila aguardando a hora do parto. “Fiquei muito feliz em saber que vou contar com todo esse apoio na hora do meu parto. Estou muito otimista”, ressaltou Nívia.

 

Lindinaura e Nívia

Lindinaura Dias de Oliveira, da cidade Presidente Jânio Quadros, está com 34 semanas de gestação e avalia que a roda foi maravilhosa: “Foi a minha primeira vez e aprendi muita coisa. Fiquei muito confiante e espero participar de outras rodas”, destacou.