Gestores Municipais da região sudoeste assinam convênio para elaboração do Plano de Saneamento Básico, em suas respectivas cidades.

 

mp

O  secretário estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do governo da Bahia, Cássio Peixoto e o presidente da Embasa, Rogério Cedraz estiveram presente em Vitória da Conquista, na quarta-feira, 28, juntamente com outras autoridades legislativas e Executivas para formalizarem a  assinatura  do convênio para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico em vários municípios da região. Vitória da Conquista, Maetinga, Barra do Choça, Jequié, Itambé, Guanambi, Itarantim, Piripá, Tremedal. Os prefeitos das respectivas cidades estiveram presentes no ato. E dentre as outras tantas presenças que ocorreu no acontecimento    a única representando o poder legislativo, foi a do deputado fedral Waldenor Pereira.

“Como a Lei nº 11.445/2007 condiciona a validade dos contratos de prestação de serviços públicos de saneamento básico à existência de plano de saneamento básico, é necessário que os municípios elaborem e aprovem, junto às Câmaras Municipais, os seus Planos”, disse o chefe da pasta, esclarecendo que a validade dos contratos também está condicionada a existência de estudo, comprovando a viabilidade técnica e econômico-financeira da prestação universal e integral dos serviços, nos termos do plano de saneamento básico.

O Governo do Estado tem dado todo o apoio à região Sudoeste. Em Vitória da Conquista a população atendida com abastecimento de água é de 310 mil habitantes. O número de economias existentes no município é de 125.851, sendo 117.097 na sede municipal e 8.754 em 24 localidades rurais. A Cobertura é de 99,9% da zona urbana e 80% da zona rural. Foto síntese Rodrigoferraz