O candidato à presidência do CREA-Ba, Luisão apresenta propostas e propõem, aos eleitores da categoria e, que pretende representar, fazer uma gestão participativa. As eleições estar prevista para acontecer em 15/12/2017.

 

 O candidato à presidência do CREA-BA, Luís Edmundo Campos, mais conhecido como Luisão – esteve em Vitória da Conquista neste inicio de semana, a fim de divulgar as suas propostas para os profissionais que são  inscritos  na entidade:  “Engenheiros, Geólogos, Agrimensores, Geógrafos, Técnicos e Tecnólogos, pois,  todos eles  são potencial  eleitor e pode  votar ”. Assegura Luisão.

O candidato Luisão  além de se reuni com profissionais  das áreas especificas, ao qual a entidade representa,  também esteve nos estúdios da rádio melodia – programa melodia noticias – que é conduzido pelo jornalista Marcos Infante, como entrevistado – também manteve contato com o Gildásio Amorim –  editor do Blog A Gente Diz  e Apresentador do Programa Opinião da Imprensa, com a mesma proposta,  divulgação  de sua chapa, que  segundo ele, diz ser, uma chapa  independente.

A eleição para presidente do CREA_BA
estar prevista para acontecer em 15 de dezembro de 2017.

Propostas apresentadas:

 

 

Gestão

Aprimorar sistemas e procedimentos internos para atendimento rápido e eficaz aos demandantes de serviços, incluindo-se o atendimento através dos SACs e aplicativos para celular.

Capacitar servidores e aproveitá-los conforme o perfil, experiências e conhecimentos de cada um.

Manter diálogo permanente com as entidades de classe que compõem o Conselho na condução das atividades administrativas.

O Crea existe em função dos profissionais e empresas nele registrados e cabe-lhe atender com eficiência, eficácia e rapidez as demandas de todos.

Para tanto, é necessário manter um corpo funcional motivado e um diálogo permanente com as entidades representativas dos profissionais e do empresariado e também com órgãos e entidades públicas que mantêm procedimentos de interesse do Conselho.

 

Fiscalização

Treinamento e atualização dos fiscais para combate rigoroso ao exercício irregular da profissão e para ações esclarecedoras e educativas para profissionais, empreendedores e contratantes de serviços.

Estender os programas de Fiscalização Preventiva e Integrada – FPI a outros segmentos visando coibir o exercício ilegal das profissões, redução das ocorrências de acidentes de trabalho, preservação do meio ambiente e implementação da acessibilidade.

A Fiscalização é a face pública do Crea e a ela cabe a importante missão de zelar com rigor pelo bom exercício da profissão e garantir que a sociedade seja efetivamente servida com segurança por profissionais legalmente habilitados.

Cada fiscal será um esclarecedor da missão do Crea e cumprirá suas obrigações com o sentimento de estar contribuindo com a melhoria da relação profissional-cliente e, com isso, demonstrar que o beneficiário final será o cidadão.

 

Regionalização

Estudar a possibilidade da criação de inspetorias regionais abrangendo outras inspetorias, em regiões com municípios concentradores de profissionais ou de atividades profissionais, ou criar subinspetorias para facilitar o atendimento aos usuários dos serviços do Crea.

Envidar esforços para dotar as inspetorias de sedes próprias, com auxílio financeiro do Confea.

Aumentar a autonomia das inspetorias e ampliar sua participação no processo decisório do Conselho.

Discutir a indicação de inspetores através de procedimentos em que os profissionais da região abrangida pela Inspetoria sejam parte atuante.

 

Entidades de classe

Capacitar as entidades para produzir e executar termos de parcerias e priorizá-las no PEC.

Participação do Colégio de Entidades Regionais na elaboração dos chamamentos públicos.

Apoios administrativo e contábil às entidades com representação no Conselho.

Sediar entidades representadas no Crea e nas Inspetorias para facilitar a formação e manutenção das mesmas.

As entidades são as células que compõem o Conselho e necessitam ter estabilidade administrativa para bem desempenhar suas funções de representatividade e motivar o surgimento de conselheiros aptos a desempenharem esta função vital para o Sistema Confea/Crea.

 

Interação com outros conselhos

Estabelecer parcerias com outros conselhos visando harmonizar as atuações dos respectivos profissionais, mas sem permitir que as atividades e competências legais submetidas à fiscalização e regulamentação do Sistema Confea/Creas sofram indevidas influências externas.

 

Colégio de instituições de ensino

Instituir o diálogo entre os sistemas educacional e profissional no sentido de se graduar profissionais com qualidade e formação de acordo com as necessidades do mercado de trabalho.

 

Colégio de empresas

Para dar voz ao empresariado em causas e pleitos de legítimos interesses dos mesmos no âmbito do Conselho.

 

GT Técnicos

Formado por técnicos para opinar sobres assuntos relativos aos profissionais de nível médio e encaminhamento para a competente Câmara Especializada.

Atuará como representação dos profissionais técnicos e terá a função de se manifestar opinativamente nos processos em que tais profissionais sejam parte.

 

Defesa do profissional

Apoiar as entidades representativas e sindicatos nas ações de interesse dos profissionais.

Lutar para tornar a Engenharia, a Agronomia e as outras profissões componentes do Sistema em atividades de Estado, visando, inclusive, o pagamento do SMP aos servidores públicos.

 

Engenharia Pública

Buscar implantar o programa de Engenharia Pública em parceria com instituições de ensino, órgãos e entidades e criar escritórios técnicos nas IES para desenvolvimento de projetos de interesse social.

Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem

Implantar e incentivar o acesso às câmaras na resolução de conflitos nas áreas das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Creas.

 

Crea-Júnior e empresa junior

Ampliar a interação com estudantes e Universidades de todo o estado para estimular a participação dos mesmos no Crea.

Apoio e regularização das Empresa Juniores.

 

Órgãos públicos

Atuar junto a Administração Pública e Ministério Público, de todos os níveis, para cumprimento das leis relacionadas à Engenharia e à Agronomia, inclusive quanto à ocupação de cargos públicos de natureza técnica por profissionais não regularizados no Conselho.

 

Divulgação do Conselho

Utilização de mídias eletrônicas informativas para atualizar os profissionais do Conselho. A Revista do Crea-BA contemplará também assuntos de interesse da comunidade que requeiram atuação dos profissionais afetos ao Conselho.

 

Agenda com o presidente

Será criada uma agenda de atendimento direto com o presidente, presencial ou remoto, de modo a abrir as portas do Conselho para os interessados com a finalidade de se encontrar soluções para as dificuldades de forma consensual e também para receber sugestões de aprimoramento.

 

 

 

 

 

 

 

Programa Um Crea para todos nós