Saúde em Movimento oferece gratuitamente exames e, cirurgias oftalmológicas em Vitória da Conquista

Saúde em Movimento oferece cirurgias oftalmológicas gratuitas em Vitória da Conquista

 100_1471100_1470100_1472100_1474mais médicoLorenasaude em movimento

O Programa – “Saúde em Movimento” chegou a Vitória da Conquista no último sábado, 26, e segue até o dia 2 de novembro, com o objetivo principal de garantir acesso gratuito ao serviço de cirurgia de catarata de forma integral, resolutiva e humanizada. No total, são disponibilizadas 5 mil consultas oftalmológicas e 2 mil cirurgias de catarata para moradores de Vitória da Conquista e de 18 municípios da região.

A equipe do Saúde em Movimento é composta com mais de 120 profissionais que veio de outras regiões para atuar especificamente neste programa aqui em Conquista – médicos oftalmologistas, anestesistas, enfermeiros, equipe de apoio, além da unidade móvel com centro cirúrgico e consultórios oftalmológicos –, que fazem o acolhimento, a triagem, as consultas oftalmológicas e a cirurgia. O tempo médio do acolhimento até o processo cirúrgico é de cerca de três horas. O paciente já sai do espaço com óculos escuros, colírio e retorno marcado para o dia seguinte.

Caso você tenha mais de 60 anos de idade, os atendimentos estão sendo agendados na Arena Miraflores, localizada na Rua 5, nº 200. O Cartão Nacional de Saúde é indispensável para a realização do atendimento. Nessa etapa, serão disponibilizadas mil consultas/dia e 250 cirurgias de catarata/dia aos moradores da região.

Confira como será o atendimento:

Período (26 de outubro a 2 de novembro)

Consultas – 26 a 30 de outubro

Cirurgias – 27 de outubro a 2 de novembro

O “Saúde em Movimento” teve início em outubro de 2009 e até dezembro de 2012 já realizou 320.424 consultas oftalmológicas e 100.384 cirurgias de catarata entre outros procedimentos e exames oftalmológicos, dando acesso a moradores de 415 municípios dos 417 do estado da Bahia. O projeto teve reconhecimento nacional, sendo a sua metodologia utilizada por outros estados, a exemplo do Acre e Pará.

Segundo Lorena Placida – uma das coordenadoras – são mais de mil pessoas que são atendidas diariamente, em um trabalho intensivo que envolve os esforços e dedicação de toda a equipe.

Os atendimentos estão sendo realizados – na Arena Mira Flores – próximo a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

–