Primeira etapa das obras do novo aeroporto será entregue em janeiro 2016, afirma técnicos do governo baiano

 

 

Audiência Pública realizada pela Câmara de Vereadores de Conquista reúnem autoridades e representantes da sociedade civil, para discutirem andamento das obras, investimentos e prazos da conclusão do novo aeroporto.audiple

aud3  aud2

Durante audiência pública realizada na sexta-feira (18), no plenário Carmem Lúcia da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, os vereadores , os deputados estaduais e federias, técnicos do governo e representantes da sociedade civil discutiram e avaliaram os andamentos da construção do novo aeroporto, bem como o cronograma físico e financeiro da obra e sobretudo a perspectiva de que a mesma se conclua no tempo estabelecido.

Segundo o diretor de aeroportos da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), Denisson Oliveira, o andamento dos serviços está dentro da previsão. “O cronograma está em dia e as obras não param. O edital para licitação da segunda etapa deverá ocorrer até o final do ano. Vamos entregar a primeira fase do novo aeroporto em janeiro de 2016”, afirmou o gestor.

Estão sendo investidos cerca de R$ 86 milhões na construção do novo aeroporto de Vitória da Conquista e a pista de pouso e decolagem já foi concluída, assim como a área do pátio das aeronaves. As obras do Taxway já alcançaram 90% de execução.  Já o terminal de passageiros (TPS) receberá investimentos do Programa da Aviação Regional do Governo Federal, sendo a SAC a responsável por sua construção. A data para o processo licitatório ainda será definida.

A Seinfra, em parceria com a prefeitura municipal e o Governo Federal, tem buscado dar celeridade ao processo de licitação e início das obras, em diversas reuniões com as instituições citadas, para que se cumpra o prazo estimado para a entrega do TPS e do equipamento.

 

No novo sítio a pista de pouso e decolagem e o terminal de passageiros, se comparados ao atual aeroporto da cidade, Pedro Otacílio Figueiredo, terão os seus tamanhos ampliados. A pista, por exemplo, com 2.100 metros de comprimento, estará apta a receber aeronaves maiores, como o Boeing 737-800, com capacidade para transportar de 160 a 189 passageiros. Isso representa o dobro de movimentação, se comparado aos que pousam no atual terminal – uma ATR 72, com aproximadamente 70 assentos. Atualmente a cidade opera 73 voos regulares por semana, registrando uma média 150 viagens por mês, registrando nos últimos dois anos a movimentação média anual de 250 mil passageiros.

A construção do novo aeroporto de Conquista faz parte de um aporte do Governo Federal, através do Programa de Investimentos de Aeroportos Regionais, em 20 aeródromos na Bahia. Esse programa de logística pretende alavancar a aviação regional, com aumento da capacidade de voos comerciais, favorecendo o transporte de passageiros, o turismo e a atração de negócios. Estão sendo destinados ao setor R$ 800 milhões de reais.