Abertura da Mostra de cinema movimenta conquista final de semana

cine conquista cine conquista 2

Abertura da Mostra Cinema Conquista – Ano 11

 

 

A Mostra Cinema Conquista – Ano 11 teve início na noite deste domingo (04), na concha acústica do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. Na ocasião, foram exibidos dois importantes curtas-metragens, ambos sobre o jovem artista conquistense Paulo Tiago, homenageado desta edição. O longa Para Sempre Teu, Caio F., de Candé Salles, também foi apresentado, na presença do diretor. As pessoas que prestigiaram a abertura da Mostra também puderam assistir a uma apresentação teatral do grupo Troupe Estrasbuns e visitar a linda exposição interativa Paulo Tiago – Verdade na Alma, montada no foyer.

Na solenidade estiveram presentes: o coordenador geral, Esmon Primo; o secretário municipal de Cultura, Nagib Barroso, representando a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista; o coordenador do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Glauber Lacerda; e o superintendente de Promoção Cultural, Alexandre Simões, representando a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Para o superintendente, estar na Mostra Cinema Conquista é uma satisfação: “esse evento é consagrado na Bahia, representa um espaço importante de fruição do cinema e para dinamização de toda cadeia produtiva do audiovisual. O Estado fica feliz por poder dar continuidade, através do Fundo de Cultura, a eventos como este, apoiando a difusão cultural”. O secretário Nagib Barroso apontou a importância da Mostra para os avanços do audiovisual na cidade: “A nossa cidade tem ganhado muito na área cultural. No que diz respeito ao audiovisual, a Mostra é essencial para esse processo, como a formação do curso de Cinema da Uesb, da Mostrinha, do Festival que acontece há sete anos no distrito de Bate Pé. A produção de obras cinematográficas conquistenses, que inclusive, será exibida na Mostra, é a materialização desse trabalho”. Glauber Lacerda complementou: “A Mostra é um momento privilegiado para debatermos e discutir as novas estéticas e o mercado. E também para ver toda a produção nacional e baiana recente.”

Homenagens e Exibições

O evento foi marcado pela entrega do troféu à família de Paulo Tiago, jovem artista conquistense, que atuava na área de teatro, cinema, poesia e artes plásticas, e que faleceu em novembro do ano passado. Este ano, a Mostra homenageia-o, e os pais, Gildásio e Sônia Leite, dois grandes artistas da cidade, e os irmãos, João Gabriel e Pauline estiveram presentes e puderam sentir essa emoção e falar sobre essa celebração à vida e obra de Paulo. Para Pauline, “é muito bom saber o quanto a arte dele é viva, é pulsante e quanto transforma. A intensidade dele está em todo mundo que ele conviveu e deixou um pouquinho de si. Saber que por isso ele vai estar eternamente no coração de todos é uma alegria para nossa família. Obrigada por esse momento”.

 

A homenagem a Paulo Tiago se deu através da exibição de dois curtas-metragens documentais, que falam sobre a vida e obra do artista: Pati, Para Aprender a Voar, de Issac Souto e Gabriela Leite; e Dentro e Fora de Quadro, de Fabiana Leite. Sobre este, a diretora fala: “é uma emoção profunda fazer um filme de uma pessoa tão amada. E é difícil também porque toda tentativa soa incapaz de representar uma figura como Paulo, tão jovem e com uma potência de uma criação artística tão intensa”. Além disso, aconteceram ao final da sessão, uma apresentação teatral do grupo Troupe Estrasbuns de Teatro, do qual Paulo Tiago fazia parte; e a abertura da Exposição interativa Paulo Tiago – Verdade na Alma, de concepção do fotógrafo Vinicius Gil, montada no foyer do Centro de Cultura.

 

Na sala de exibição, as atividades se encerraram com a fala do cineasta Candé Salles, que apresentou em seguida o documentário Para Sempre Teu, Caio F., sobre o escritor brasileiro Caio Fernando Abreu. “Estou muito feliz de estar em Conquista, na terra de Glauber. O evento é muito bonito, compareceram muitas pessoas para ver esse filme, que demorei quatro anos para finalizar, sou muito fã do Caio e espero que o público goste”, comentou o cineasta. O público que compareceu massivamente na abertura do evento, participou de uma noite especial, recheada de emoções e encontros. Filipe Gama, professor do curso de Cinema da Uesb conclui: “A Mostra tem uma importância histórica e se consolida enquanto evento cultural no cenário nacional. Ela traz a oportunidade de vermos filmes de forma intensa. E também tem a questão do fomento ao debate, que vai além da mera capacidade de exibição, proporcionando grandes encontros, aqui, no interior da Bahia. A Mostra se torna grande por isso.”

A Mostra Cinema Conquista – Ano 11 é uma realização da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e tem o apoio institucional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, por meio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, Curso de Cinema e Audiovisual e o Programa Janela Indiscreta. Tem como correalizadora a Casa da Cultura de Vitória da Conquista e conta com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.