Primeira praça do Projeto Adote uma Praça é entregue à comunidade Conquistense.

A Família Marinho de Andrade e o prefeito Herzem Gusmão entrega  Praça José Marinho de Andrade revitalizada para a comunidade conquistense.

A realização desta iniciativa faz parte do resultado do programa Adote Uma Praça, da Prefeitura Municipal. O espaço foi revitalizado pela Família e pelo  Grupo Marinho de Andrade, gestores da Marca Teiú. A Praça esta localizada próxima a Igreja Betânia  e Avenida Regeis Pacheco. O local abriga um monumento no qual estão registrados os principais marcos do desenvolvimento da indústria de larga escala em Vitória da Conquista e a sua importância para a região.

A Família não falou qual foi o investimento feito para  a revitalização da praça,  que  ficou linda e agradável, com bancos, jardins, etc, e até Wi Fi disponível e gratuito para quem desejar acessar a enternet. A Praça  José Marinho de Andrade, é uma  homenagem ao  pioneiro da indústria de larga escala em Vitória da Conquista e fundador da Indústria Teiú.

“A Indústria Teiú nasceu logo aqui em frente à praça há 60 anos, ainda lembro como hoje a grande movimentação era menino nessa época, o doutor Marinho todo elegante era o primeiro a entrar na fábrica e o ultimo a sair, e nós nessa época circulávamos por aqui para jogar gude, tempos depois eles mudaram para o Distrito Industrial.” Comentou Dio Corretor presente no ato de inauguração da praça.

O prefeito Herzem Gusmão participou da cerimônia de entrega do espaço e parabenizou a iniciativa da família Marinho de Andrade. E sugeriu que outros empresários também adote uma praça e ajude a embelezar a cidade. Em sua fala, ele fez referencia também  a família Marinho de Andrade, “o doutô Marinho foi um exemplo e ficará marcado na memória de Vitória da Conquista, como um grande gestor, pai de família exemplar e empresário de sucesso e,  que deixou este legado e empreendimentos que seus familiares  vem honrando e conduzindo com muito zelo e  eficácia,  também fez referencia à importante iniciativa do ex-vereador Beto Gonçalves que conseguiu emplacar esta Lei via Câmara de Vereadores e deferida pelo ex-prefeito Guilherme Menezes.

O    presidente do Grupo Marinho de Andrade, Helder Mendes avalia que o setor industrial deve ter uma relação amigável com a cidade. “Essa correspondência entre os dois entes é o que produz o desenvolvimento, potencializa o emprego e a renda e possibilita a cidade evoluir tecnologicamente”, enfatizou Helder.

Ainda de acordo a afirmação de  Helder, “a praça José Marinho de Andrade é um símbolo dessa aliança e demonstra a valorização que a Teiú atribui a Vitória da Conquista.”.

Cláudio Marinho, sócio-herdeiro do Grupo e, atualmente, Presidente da Associação das Indústrias de Vitória da Conquista. Diz que “ a cada novo ano, percebemos o quanto ele foi visionário e empreendedor ao idealizar a indústria de larga escala na cidade, fundando a Teiú, em uma época de poucas ou quase nenhuma informação. Portanto, este monumento, além da homenagem a ele, será também uma forma de compartilharmos esta linda história”, comentou Claudio Marinho.

A inauguração da praça aconteceu no sábado, 04 de fevereiro, no ato, foi registrado as presenças de autoridades, empresários, funcionários e ex-funcionários da empresa, amigos, políticos, imprensa, parceiros e representantes de entidades de civil.

A praça – O novo espaço urbano foi desenvolvido pela Teiú por meio de um projeto assinado pelo arquiteto conquistense Robson Leite, Em que repaginou e deu melhor aspecto visual e de conforto a antiga praça do Café, que  foi  rebatizada de Praça José Marinho de Andrade .

 

 

 

fotos Anderson Oliviera – no coletivo