28 de mar�o de 2024

(77) 98833-0195

Prefeito e equipe do Governo Municipal visitam novo reitor da Uesb

 

Membros do Governo Municipal realizaram no fim da manhã desta sexta-feira (28), uma visita de cortesia ao novo reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Luiz Otávio de Magalhães, empossado há 40 dias no cargo. O encontro serviu também para que parcerias já existentes entre as duas instituições fossem reafirmadas.   

O prefeito municipal Herzem Gusmão falou do desejo de organizar e modernizar a Administração Municipal e que para isso, esse governo quer estreitar relações com a universidade. “No momento que estamos com o planejamento estratégico, não podemos pensar uma cidade sem o conhecimento científico, sem a nossa Uesb. Quero agradecer a receptividade e vamos estar nesta interação. Assim sendo, nós estaremos mais perto dos anseios da comunidade regional”. 

Um dos tripés da universidade é justamente a extensão, que é ampliação das atividades da instituição em benefício da comunidade. “A Uesb, em praticamente todos os cursos, tem uma rede de serviços prestados à comunidade. Essa interlocução com outros entes públicos é sempre importante para nós enquanto instituição, pois o fortalecimento das ações de extensão da universidade exige parcerias, apoio mútuo com o poder executivo, legislativo e judiciário”, observou o reitor. 

Atualmente, a Uesb conta com 48 projetos de extensão no campus de Vitória da Conquista. Alguns desses são desenvolvidos em parceria com a Prefeitura Municipal, a exemplo do Centro Universitário de Atenção à Saúde (Ceuas) que realiza atendimento médico por meio de convênio com o Sistema Único de Saúde (Sus). 

De acordo com a pró-reitora de Extensão, Gleide Pinheiro, outro equipamento pelo qual se busca a ampliação de parceria é o Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente. A vice-prefeita e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, afirmou que sabe da importância do núcleo e estará analisando o assunto.

 

Na ocasião, o prefeito convidou o professor Luiz Otávio para fazer uma visita ao Gabinete Civil. O secretário municipal de Administração, Jonas Sala, propôs que a Prefeitura e a Uesb, junto com a Coopmac, trabalhem para que a região tenha um café com selo de qualidade. O reitor falou sobre a possibilidade da Uesb se integrar ao Embraba Café – órgão de fomento à pesquisa. “Vitória da Conquista é uma das grandes regiões produtoras de café do Brasil e fizemos todo o encaminhamento necessário, mostrando a trajetória de mais de 30 anos de pesquisa relacionada ao café e a gente espera que seja reconhecido”, comentou o reitor.  

Representando o Governo Municipal ainda se fizeram presentes o secretário de Finanças, Gildásio de Carvalho, o secretário da Transparência, Diêgo Gomes, e os assessores especiais do prefeito. Esses foram recebidos pelo chefe de Gabinete da Reitoria, Wesley Piau, pelo pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Robério Rodrigues, pró-reitor de Graduação, Reginaldo Pereira, e do pró-reitor de Administração, Elinaldo Leal.