Comunidades de Pedra Preta e Vila Presidente Vargas de Brumado participam do Projeto Ponto da Moda, e 60 pessoas recebem capacitação profissional.

: As alunas do Projeto Ponto da Moda, em Brumado (BA), mostraram todo o charme e criatividade desfilando com a coleção de bolsas confeccionada por elas.

Crédito: João Paulo

 

 

 

As alunas do Projeto Ponto da Moda, em Brumado (BA), mostraram todo o charme e criatividade desfilando com a coleção de bolsas confeccionada por elas.

Crédito: João Paulo

As duas turmas do projeto social Ponto da Moda, patrocinado pela RHI Magnesita, em Brumado (BA), formaram este mês. Para marcar a ocasião, as 60 alunas moradoras das comunidades Pedra Preta e Vila Presidente Vargas desfilaram, no dia 16/09, mostrando aos espectadores a nova coleção de bolsas confeccionada por elas. Com o tema “O que que a Bahia tem?”, as participantes usaram a criatividade. De material reciclado a cascas de coco, tudo virou arte nas mãos das alunas que mostraram charme e talento na passarela. O evento ocorreu no Grêmio Recreativo da RHI Magnesita e contou com mais de 300 pessoas para prestigiar as formandas.

“A RHI Magnesita acredita em iniciativas que promovem o progresso social e econômico de comunidades, oferecendo capacitação profissional, fomentando o espírito empreendedor e fortalecendo a autonomia das pessoas que vivem em situações vulneráveis. E ver a alegria delas, como neste desfile, nos enche de orgulho”, explica Lucilla Soledade, especialista em relacionamento comunitário da RHI Magnesita.

Cordulina Menezes, mais conhecida como Lili, se sente muito feliz por estar se formando. De acordo com ela, costurava muito pouco e aprendeu a fazer várias coisas, inclusive a traçar moldes. “Eu me sinto realizada com esse curso. Até pretendo comprar uma máquina”, projeta. Para Lili, o curso abriu portas. “O Ponto da Moda me mostrou que posso aprender muitas coisas, independente da minha idade. Por isso, já me inscrevi para outro curso. Agora, não paro mais”.

O Ponto da Moda chegou em Brumado (BA) em março deste ano e a RHI Magnesita abriu duas turmas: 30 vagas na Comunidade Pedra Preta e outras 30, na comunidade Presidente Vargas. Com o apoio das associações de moradores, a companhia criou uma sala de corte e costura em cada localidade, com máquinas de costuras e rede de energia elétrica compatível.

“Com a formatura, temos o prazer de entregar os espaços completos para as duas comunidades. Queremos que mais pessoas sigam o exemplo dessas mulheres que saem fortalecidas desse curso, investindo mais saberes e gerando renda aos que se identificam com a arte e a costura”, diz Soledade.

 

Projeto Social

A RHI Magnesita patrocina o Ponto da Moda também em Contagem (MG), com cerca de cem alunos.  O curso é voltado para iniciantes da moda e do corte de costura ou para aqueles que querem aperfeiçoar suas habilidades no universo da moda e do vestuário brasileiro. O Ponto da Moda é um projeto social viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização do Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC – Plano Anual 2023), patrocínio da RHI Magnesita e apoio de associações comunitárias locais.

 

Fonte conteudo

Relacionamento com a Imprensa:
Janaina Massote – (31) 99614-3068