A empresa de consultoria: Via 11 entrega o relatório de ajustes do sistema de transporte público de Vitória da Conquista, à PMVC

Após seis meses de pesquisa, análise e diagnostico, a empresa de Consultoria Via 11, de Joinville, (SC) entregou ao governo Municipal, o relatório final com as devidas sugestões, para que se efetue as mudanças cabíveis e necessárias, no sistema viário do Transporte Público da zona urbana e rural de Vitória da Conquista.

O ato aconteceu no dia 21 de agosto e contou as presenças, do Senhor Prefeito Municipal Herzem Gusmão, secretários e os diretores da  empresa de consultoria Via 11, dando fim a uma longa espera para se resolver as questões correlacionadas ao sistema de transporte público de Vitória da Conquista, que segundo o governo municipal necessitava de um estudo mais aprofundado para tomar as devidas providencias.

      “O problema no transporte de Vitória da Conquista é histórico. Com várias empresas falidas, operações deficitárias, insatisfação dos usuários… por isso, tomamos a medida enérgica de fazer gestão no transporte público, sem improvisação. Algo muito trabalhoso, que gera desgaste, mas, agora, podemos dizer que o Município está conhecendo a realidade, os números do transporte. Vitória da Conquista está entrando no rol das pouquíssimas cidades do país que faz gestão do transporte público. E isso me deixa muito orgulhoso”, destacou o prefeito Herzem Gusmão.

Há décadas o sistema de transporte público de Vitória não vem funcionando bem, tanto para as empresas concessionárias, como para os usuários do sistema. Nestes dois últimos anos a crise foi ainda mais acentuada principalmente para as empresas regulamentadas, que foi sufocada por uma concorrência desleal e arbitrária das Vans e veículos de passeios, que utilizam do sistema – de forma irregular e clandestina – cobrando valor de 30 a 40% mais barato do que a tarifa praticada pelos ônibus, fragilizando financeiramente as gestões das empresas, levando-as a trabalhar no vermelho.  O que levou a empresa Vitória, que era habilitada no lote 1, a deixar de atuar na cidade por que não estava cumprindo compromissos com fornecedores e com os seus funcionários, e nem tão pouco dando a devida manutenção à sua frota.

A PMVC diante das inúmeras crises, vinha buscando solucioná-las! Mas nenhuma das ações praticadas conseguia resolver a situação. Desse fato, a PMVC tomou a decisão de contratar os serviços científico/logísticos de uma empresa capacitada na área de transporte público, a Via 11.

Na avaliação dos diretores da Via 11, com estes novos estudos, é possível que as soluções aconteçam de forma mais eficaz.

 “Apresentamos o estudo da rede ajustada, que seria a rede adequada, na qual se reduz o tempo de espera para os usuários e se consegue também ajustar toda operação e retirar a ociosidade, então é uma nova rede que atende o usuário com o menor custo”, esclareceu o consultor da Via 11 Engenharia, Antônio Carlos Marchezetti.

De posse do Plano Municipal de Transportes o prefeito já pode mandar preparar a concorrência pública (Licitação) para escolha de uma nova empresa de ônibus, e inclusive, para as Vans, que ainda não se sabe ao certo quantas e como elas irão funcionar no sistema. E com a regulamentação efetivada e funcionando, é esperado que o sistema funcione de forma eficaz, e atenda as expectativas de todos.

Ao final desta nota achei justo é cabível manifestar os aplausos à direção da  empresa Cidade Verde, que opera o LOTE 02, que mesmo convivendo com a crise do sistema nestes últimos dois anos, absorvendo prejuízos e contratempos factuais, manteve o mesmo ritmo de atuação e qualidade e compromissos  nos serviços oferecidos para a população de Vitória da Conquista.