Aberta a plenária do PPA Participativo no Território de Vitória da Conquista

Mais 24 municípios baianos, desta vez do Território de Identidade de Vitório da Conquista, estão representados nesta quinta-feira (28), na Escola Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Conquista, para definir as prioridades dos investimentos do governo do Estado nos próximos quatro anos, por meio do Plano Plurianual Participativo 2012-2015.

Maria Aparecida Souza é representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Licínio de Almeida. Ela enfrentou quatro horas de viagem até Vitória da Conquista para apresentar as propostas de sua comunidade e vai participar da reunião relativa à cultura. Representante também das mulheres da cidade, Maria Aparecida conta que o gênero necessita de apoio para fortalecer o artesanato, principal atividade feminina na região onde mora.

“Precisamos ainda de infraestrutura para a comunidade quilombola, temos carência de quadras e materiais esportivos para os jovens, teatro, e acredito que nós, da sociedade civil, temos agora a oportunidade de levar tudo isso ao conhecimento do governo do Estado”.

Capacitação – Para chegar tão preparada à reunião do PPA Participativo, Maria Aparecida conta que recebeu capacitação do governo. “Nós fomos instruídos sobre o que é o Plano Plurianual Participativo, como funciona, fizemos reuniões entre nós e já trouxemos definido o que achamos que era mais importante”.

Outra pessoa que já tem suas prioridades na ponta da língua é o produtor rural José Alves, representante da comunidade de Lagoa do Vitorino, na zona rural de Vitória da Conquista. Ele conta que a região onde vivem 24 famílias precisa principalmente de disponibilidade de água e capacitação. “A região é seca, mas quando tem água, muitas vezes a gente quer plantar mas não sabe fazer direito. Um trator também vai ser muito bom para nós”.

A cidade de Caraíva, a quase 90 quilômetros de Vitória da Conquista, já no litoral baiano, está representada pelo professor Francisco Matos. “Eu vim porque vejo a dificuldade que o pessoal enfrenta, as condições para o pequeno produtor não são boas. Nossa prioridade é infraestrtura, estradas rurais, melhorias aguadas. E o PPA é o Plano Plurianual, é um caminho para alcançar estas melhorias”.

Participação – Todo cidadão pode dar sua contribuição para a elaboração do PPA, por meio do site www.ppaparticipativo.ba.gov.br. Nas reuniões realizadas nos territórios, participam representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada, gestores municipais e estaduais. As reuniões prosseguem até o final do mês de maio, quando todos os 26 territórios de identidade do estado terão contribuído para a elaboração do orçamento.