Após falha operacional no sistema de despoeiramento  de um dos fornos,  a empresa Rhi  Magnesita S/A desativa sistema e faz reparo de equipamentos

 

Comendador Gildásio Amorim Fernandes busca justificativas sobre o incidente que rompeu estrutura que filtra gases e fumaça que são jogadas na atmosfera por fornos da RHI Magnesita S/A

Falha Técnica do sistema ope racional de um dos fornos da RHI Magnesita S/A, do campus de Catiboaba emite fumaça amarela e partículas de pó,  e centenas de pessoas das adjacências e da localidade da Vila Presidente Vargas, se sentiram incomodadas com a situação, pois,  os poluentes expelido das chaminés da companhia estava causando irritações e mal estar nas pessoas, que residem nas proximidades.  A comunidade recorreu a Associação de moradores do Bairro da Vila,  que por sua vez se  dirigiram a Magnesita para que as providências fossem tomadas, a fim de sanar o problema. E segundo relatos, os gestores da companhia  formalizaram os procedimentos para desligar o sistema de forma paulatina.

A falha Técnica do sistema operacional do forno aconteceu no final da semana  passada  e desligado todo o sistema para que fosse ajustado os filtros e reparado  as avarias das engrenagens do forno, foi o que nos reportou  a direção da empresa.

A redação do Portal de Noticias A Gente Diz, conversou o setor de comunicação da RHi Magnesita S/A para fornecer  melhores esclarecimentos sobre o ocorrido e saber de forma mais detalhada, o que havia corrido. Em nota foi dada o  seguinte Posicionamento –  “A RHI Magnesita esclarece que teve um problema pontual no sistema de despoeiramento do forno 01, durante o fim de semana. O forno já foi desligado e todas as medidas preventivas e para retorno do pleno funcionamento do sistema de captação de particulados estão sendo tomadas. A empresa lamenta o incômodo e ressalta que opera dentro dos padrões exigidos pelos órgãos competentes, realiza constantes monitoramentos, e que investiu no último ano cerca de R$ 7 milhões no Sistema de despoeiramento.”  Conclue a nota.

Ainda assim, a empresa ao receber os representantes da comunidade na ocasião na sede da empresa,  se comprometeu a reunir com a comunidade para dá melhores esclarecimentos do ocorrido. E foi ajustado, justamente para dia 05 de março, na noite desta terça-feira,  quando todos diretores de departamentos que atuam na  gestão da empresa se fez presente para um dialogo com a comunidade.

O líder comunitário,  que é um dos diretores das Associação da Vila e  ex-vereador por Brumado, Benício – conhecidos por Cartucheira, nos comunicou que a empresa agiu de forma muito responsável e solidária com a população,  e pediu desculpas pelo ocorrido. E que, o incidente ocorreu por conta do sistema de filtragem ter avariado, mas, que foi desligado para que fosse feito os ajustes necessários.   Benicio também nos relatou que a reunião foi bastante exitosa e positiva, pois, contou com a participação dos principais diretores da empresa, e foi oportuno estabelecer novas parcerias com associação e a comunidade local.

Presentes na Reunião os diretores da Associação dos moradores da Vila Presidente da Vila Presidente Vargas e os diretores da Rhi Magnesita S/A,  sendo representados pelos  gestores e diretores da Unidade Brumado – BA.  Dr. Osvaldo Laranjeira – setor Jurídico;  Srª Lucilla Soledade Matos, setor de Comunicação e Responsabilidade Social (foco: Relacionamento Comunitário); Eng. Carlos Eduardo, gerente sócio ambiental e o Sr. Everaldo, do  setor de meio ambiente; Sr. Cassandro, gerente de operações; Sr. Josevando, atual  Gerente de Manutenção da companhia. (todos eles, profissionais com alguma especialidade) Foto.